STIPDAENIT vai oferecer atendimento odontológico itinerante aos seus filiados

MPF lança campanha de combate ao trabalho escravo
Contribuição sindical dos empregados que exercem profissão regulamentada por lei

dentista itinerante1Com o objetivo de cuidar da saúde bucal de seus filiados, o STIPDAENIT adquiriu, no mês de janeiro, um motorhome para atendimento odontológico itinerante. Toda a base territorial do sindicato será atendida pelo veículo. “Foi um sonho de consumo. Mesmo com a retirada do repasse feito pela CEDAE referente à R$ 8,01 por procedimento, o sindicato continuou prestando o serviço sem custo para o sindicalizado e seus familiares. A diretoria se preocupa com os companheiros que trabalham na base do sindicato, porém distante do mesmo. Foi pensando nessa distância que compramos o motorhome”,destacou o presidente do STIPDAENIT, Francisco Carlos Areias.

Os cerca de 900 filiados serão atendidos em locais previamente definidos, divulgados através do site e nos informativos distribuídos nos postos de trabalho. Essa é mais uma ação pioneira do STIPDAENIT, sempre preocupado em atender da melhor forma possível o trabalhador da área de saneamento.

 Não é só uma questão de mau hálito

 A falta de higiene bucal pode trazer problemas que vão além do hálito desagradável e das cáries. Perda de dentes, aftas, câncer bucal e infecções espalhadas pelo corpo são algumas das consequências da falta de cuidado com a boca. Uma das doenças mais comuns é a gengivite, que pode surgir quando a placa bacteriana não é corretamente removida e, assim, inicia-se a inflamação da gengiva. Conforme a Associação Brasileira de Odontologia, menos de 22% dos adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis.

 Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, quando são destruídas progressivamente as estruturas que sustentam os dentes: osso alveolar e ligamento periodontal. É nesse processo que ocorre a perda dos dentes, acarretando em problemas de mastigação e, consequentemente, má ingestão de nutrientes. Uma alimentação fraca abre espaço para mais doenças.

 Atendimento itinerante e preventivo

dentista itinerante2Preocupado em evitar a ocorrência destas e outras doenças bucais em seus filiados, o com a saúde do sindicalizado é uma das bandeiras do STIPDAENIT. Além de convênios com consultórios dentários em dois municípios – Niterói e São Gonçalo – a compra do motorhome vai aumentar a oferta de atendimentos, pois irá percorrer todos os municípios da base do sindicato, atingindo os trabalhadores que não podem se deslocar aos locais de atendimento fixo. O foco do atendimento é a prevenção de doenças. Serviços como raspagem para remoção de tártaro e placa bacteriana, exames radiográficos, extrações e obturações estarão disponíveis para os pacientes. “A estética, a fala e a mastigação necessitam de um perfeito funcionamento dos órgãos bucais, pois através deles nos relacionamos com as pessoas. Por isso, é importantíssimo combater a cárie e a doença periodontal, os principais problemas bucais”, ressalta a dentista Maria de Fátima, responsável pelo atendimento no veículo.

 A ordem dos municípios atendidos, os locais onde o veículo irá estacionar e os horários poderão ser consultados, assim que definidos, no site do sindicato: www.stipdaenit.org.br

 Fonte: Assessoria de Imprensa STIPDAENIT

Os comentários estão encerrados.

Sindicalize-se
Falar pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp