SindiQuímica-NI reforça atendimento jurídico para oferecer atendimento com mais qualidade ao trabalhador

Presidente Dilma se reúne com líderes do Congresso nesta segunda
Emprego na indústria tem terceira queda mensal seguida, indica IBGE

juridicoPreocupado com a crise financeira internacional que causou uma onda de demissões pelo país, o Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu reforçou a equipe jurídica e está disponibilizando mais um advogado para orientar seus associados.

Segundo o presidente do SindiQuímica-NI, Sandoval Marques, o sindicato é fundamental para fazer valer o direito do trabalhador. “Não podemos permitir que o funcionário demitido venha a ser prejudicado na hora de sair da empresa. Nossa função é assegurar o direito deste trabalhador que muitas vezes desconhece a lei, por isso, estamos oferecendo mais este serviço de qualidade para todas as categorias”, ressaltou.

Os interessados devem procurar comparecer diretamente ao sindicato, na Rua Teresinha Pinto, 457 – Centro, Nova Iguaçu (Atrás da Prefeitura de Nova Iguaçu) ou ligue para 2767-8660, das 8h às 16h, para saber mais informações.

Conheça abaixo os direitos do empregado demitido sem justa causa

– Aviso prévio (ou ser comunicado com 30 dias de antecedência ou receber salário equivalente a 30 dias)

– Férias proporcionais

– Liberação do FGTS acrescido de multa de 40%

– Saldo de salário (dias trabalhados no mês)

– Seguro-desemprego se tiver mais de seis meses de trabalho

PRAZO DETERMINADO

O contrato de trabalho por tempo determinado com base na lei 9.601 e previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pode ser renovado uma única vez, mas o tempo total de trabalho não pode ultrapassar dois anos. Se passar desse tempo, o contrato vale como se fosse por tempo indeterminado. Vale para empresas que apresentarem crescimento temporário de trabalho

Direitos

– férias proporcional

– saldo de salário (dias trabalhados no mês)

– indenização de 50% dos dias faltantes para o término do contrato (a indenização pode variar de acordo com a convenção coletiva da categoria; algumas categorias, por exemplo, preveem indenização de todos os dias faltantes)

– seguro-desemprego se tiver mais de seis meses de trabalho. Não vale para quem completou o período todo do contrato de trabalho, somente para quem foi dispensado antes do prazo

TEMPORÁRIO

O contrato de trabalho com base na lei 6.019 que permite contratação por 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, sendo que a prorrogação deve ser comunicada pela empresa ao Ministério do Trabalho. Só vale para substituição de funcionários em férias ou licenças e empresas que apresentarem crescimento temporário de trabalho.

Direitos

– férias proporcionais

– saldo de salário (dias trabalhados no mês)

Obs. Os trabalhadores contratados em regime de CLT (tempo determinado ou indeterminado) têm direito a indenização de 50% dos dias faltantes para o término do contrato de experiência se forem demitidos antes desse período.

Os comentários estão encerrados.