O presidente do Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu, Sandoval Marques, participou da solenidade comemorativa dos 25 anos de existência da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). O evento contou com a presença de toda a diretoria da CNTM, presidentes das Federações filiadas, dirigentes políticos, presidentes de Sindicatos de Metalúrgicos filiados e representantes de outras categorias.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos-CNTM, presidida por Miguel Torres, reuniu os membros de seu Conselho de Representantes em Assembleia Geral na segunda-feira, 26 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro. Os participantes discutiram as atividades desenvolvidas pela CNTM e a participação das entidades filiadas (Federações e Sindicatos) no 30 de Agosto “Dia Nacional de Mobilização pela Pauta Trabalhista” e no 3 de Setembro “Dia de Mobilização contra o PL da Terceirização”.
O evento foi realizado no Windsor Guanabara Palace Hotel, centro do Rio de janeiro. No domingo, 25 de agosto, à noite, os participantes participaram de solenidade comemorativa dos 25 anos de existência da CNTM, com presença de toda a diretoria da CNTM, presidentes das Federações filiadas, dirigentes políticos, presidentes de Sindicatos de Metalúrgicos filiados e representantes de outras categorias.
Previdência Social
Palestra – Na segunda, 26, na primeira etapa da Assembleia Geral da CNTM, os participantes tiveram uma palestra com o professor e advogado Ariel Guimarães Fonseca sobre Direito Previdenciário e sua Importância para o Trabalhador.
“Esperamos, em algum dia, contemplar a nossa Previdência Social, como parte da Seguridade Social, cumprindo o seu papel primordial, assistindo o trabalhador/segurado e sua família, de forma igualitária, em obediência aos princípios Constitucionais e, assim, fazendo valer a justiça social e o Estado Democrático, conforme consta do preâmbulo da nossa Constituição Federal, destinada a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, o bem-estar, a igualdade e a justiça, como valores supremos de uma sociedade”, afirma Ariel.
O professor parabenizou a iniciativa da CNTM de propiciar sua palestra aos representantes sindicais dos metalúrgicos trazendo um pouco mais de informações sobre a Previdência Social, que segundo ele “é um direito relevante à sociedade”. Acesse o site www.arielfonseca.com.br para saber mais sobre o palestrante.
Para Miguel Torres, a expressiva participação na palestra demonstra que um plano de formação sindical em todo o País, que faz parte do conjunto de propostas da CNTM, é um caminho importante para os dirigentes seguirem, pois garante mais conhecimento e força na hora de defenderem os interesses da categoria metalúrgica. “Somos uma categoria forte, organizada. Debater um tema como a Previdência, que é complexo, enriquece e permite levar os novos conhecimentos adquiridos ao nosso cotidiano de lutas”.
Assembleia Geral do Conselho de Representantes
“Na reunião da executiva da CNTM, no dia 25, debatemos estratégias de formação sindical e redes sindicais: diretrizes políticas que devem fortalecer os Sindicatos e a organização no local de trabalho”, ressalta Mônica Veloso, vice-presidente da CNTM.
Francisco Dal Prá, secretário de finanças da CNTM e presidente da Força Sindical RJ, diz sentir-se com muito orgulho de o Rio de Janeiro sediar a Assembleia e a solenidade de 25 anos da CNTM. “Nós, metalúrgicos, unidos não seremos derrotados”, disse Dal Prá, reafirmando a disposição dos dirigentes de intensificar a luta contra as terceirizações.
Medeiros, ex-presidente da CNTM e atual secretário do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo, participou da solenidade de 25 anos da CNTM e ressaltou a coragem dos fundadores da Confederação e a determinação dos dirigentes de desenvolver a entidade em defesa da categoria metalúrgica em todo o País.
[nggallery id=34]