SindiQuímica-NI é sede da eleição da nova diretoria e conselho fiscal da FERQUIMFAR

A Palavra do Presidente: avanços e conquistas do SindiQuímica-NI
Álcool/Etanol: trabalhadores em greve conquistam proposta de 8,5% de reajuste salarial

DSC03005O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu foi palco da eleição da nova diretoria e conselho fiscal da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico, Farmacêutico e Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (FERQUIMFAR) para o mandato 2013-2017, neste domingo, dia 19 de maio.

Isaac Wallace de Oliveira, vice-presidente do Sindicato dos Químicos de São Gonçalo, foi eleito presidente da Federação. O vice-presidente da Força Sindical RJ, Marco Antônio Lagos de Vasconcellos, o Marquinho da Força, presidiu a mesa eleitoral, secretariado pela advogada da Federação dos Químicos, Camila Bizzo Sanches. A chapa foi eleita por unanimidade.

A posse contou com a presença de diversos sindicatos e seus familiares. “Decidimos convidar os familiares dos dirigentes sindicais para um almoço, para que pudessem estar conosco aqui hoje e vissem de perto como é o nosso trabalho. Muitos não entendem porque temos que nos afastar da família em pleno domingo, quatro dias para um congresso, essas coisas do nosso dia-a-dia. Agradeço a presença de todos”, disse o presidente do Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu e primeiro vice-presidente da Ferquimfar, Sandoval Marques.

DSC03003Apuração dos votos

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha, André Luiz Rocha, eleito secretário geral da Federação, assinalou que esta existe para fortalecer os Sindicatos, ajudando as entidades ao máximo. “Os desafios são muitos e a luta é muito difícil, com os patrões impedindo o acesso de Sindicatos para defender o trabalhador, por exemplo”.

Cristina Pereira de Oliveira Morais, presidente do Sindicato dos Petroquímicos de Itaboraí, concorda que o objetivo maior é ajudar os sindicatos filiados a se organizar e enfrentar melhor a luta no dia-a-dia. “O grande desafio que temos em Itaboraí é a qualificação profissional e esperamos que a Federação nos dê suporte para superá-lo”, completou Cristina.

eleicaoDiretoria eleita

Para o presidente do Sindicato dos Vidreiros do RJ, Vagner Anselmo, o Vaguinho, a eleição é um momento ímpar na existência da Federação. “Unificar as ações a favor dos trabalhadores é importante. Temos condições de levar projetos para os parlamentares. Vemos instituir cotas para negros e garantir direitos para as minorias, mas a Constituição garante direitos para todos. Então, é só fazer valer a Lei. A base da educação é a família; diversidade de conhecimentos, é na escola. Sindicatos são para reivindicar melhorias salariais e de condições de trabalho, mas são também para melhorar a vida de toda a sociedade”, opinou Vaguinho.

O presidente da Federação dos Químicos, Isaac Wallace, disse que a ideia é realmente prestar todo o apoio logístico e jurídico às entidades filiadas. “Vamos oferecer cursos de qualificação para os sindicalistas, para que possam fazer o melhor trabalho possível em suas bases”, sintetizou. “A Federação, para o meu Sindicato, foi o que de melhor aconteceu. Tem nos ajudado, apoiado, orientado e nos fortalecido”, confirmou o presidente do Sindicato dos Químicos de Magé, Sérgio Passareli. Já Sandoval Marques arrematou: “A Federação para os Químicos de Nova Iguaçu é uma coirmã, que nos ajuda na porta de fábrica, nos dá um suporte fundamental. A Federação foi o meu alicerce, quando assumi a presidência do Sindicato. Faz seu papel bem feito”, finalizou Sandoval.

Conheça os membros da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Federação dos Químicos:

Diretoria:

Presidente: Isaac Wallace de Oliveira

Vice-presidente: Tânia Maria Medeiros Lima

1º Vice Presidente: Sandoval Marques Rodrigues Silva

2º Vice Presidente: Vagner Anselmo de Albuquerque

Secretário Geral: André Luiz da Silva Rocha

1º Secretário: Maurício Machado Costa

2º Secretário: Luiz Eduardo Pereira

Tesoureiro Geral: José Maria Ferreira Fernandes

1º Tesoureiro: Cristina Pereira de Oliveira Morais

2º Tesoureiro: Sérgio Passareli

Secretário de Relações Sindicais: Vanessa Cristina Flores Lima

Secretário de Saúde, Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente: Angélica Pereira de Oliveira Silva

Secretário de Gênero, Raça e Etnia: Francisco Carlos de Queiroz

Secretário de Formação Profissional e Sindical: Divino Fonseca de Oliveira

Secretário de Relações Internacionais: Maria de Lourdes da Silveira Pinto

Secretário Regional Efetivo Norte: Rosemary Oliveira Siqueira de Sá

Secretário Regional Efetivo Sudeste: José Paulo da Silva

Secretário Regional Efetivo Centro: Márcio Matos dos Santos

Secretário Regional Efetivo Sul: Armindo Rohen de Araújo

Secretário Regional Baixada Fluminense: Kaio de Oliveira Hernandes

Conselho Fiscal :

Efetivos:

Ilma Querino dos Santos

Jorge Luiz dos Santos

Augusto César Figueiredo Rocha

Suplentes:

José Carlos Nascimento da Silva

Nílton Belisário Brandão

Francisco das Chagas do Nascimento

Fonte e Fotos: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ/SindiQuímica-NI

Os comentários estão encerrados.