SindiQuímica alerta: vacinação de sarampo e pólio foi prorrogada

Sindicalistas promovem plenárias com Ciro (PDT) e Haddad (PT)
Grupo planeja ampliar negócios do setor químico

O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu alerta para a prorrogação da vacinação contra poliomielite e sarampo até 22 de setembro, quando a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro fará um novo Dia D, em parceria com os municípios que não atingiram a meta de cobertura. Essa é a terceira vez que a campanha foi prolongada. A meta é imunizar 95% das crianças.

Até 31 de agosto, 50% das crianças foram vacinadas. Com a segunda prorrogação até o dia 12 de setembro, esse índice chegou a 79% contra a poliomielite e 80% contra o sarampo. Com a nova data, o Ministério da Saúde pretende atingir a cobertura vacinal no estado.

A vacina contra pólio é recomendada com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) até 1 ano de idade. A partir de 1 ano de idade até menores de cinco, que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha. Para o sarampo, essas crianças também receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. Devem ser vacinadas as crianças a partir de 1 ano e 4 anos 11 meses e 29 dias, mesmo que já tenham duas doses.

“Decidimos apoiar esta campanha, porque sabemos que quando os filhos adoecem, os pais também ficam doentes de preocupação. Não é possível trabalhar com a cabeça na criança doente. Precisamos promover esta campanha porque, além de imunizar contra a pólio e o sarampo, é importante chamar a atenção para a vacinação na infância.”, concluiu o presidente do SindiQuímica-NI, Sandoval Marques.