Sindicatos lançam a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora

Sindicato promove assembleia com os trabalhadores da Suissa
Sindicato realiza assembleia com trabalhadores da Compactor

As Centrais Sindicais CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical, NCST e UGT lançaram, em 6 de junho, a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora – Democracia, Soberania e Desenvolvimento com Justiça Social: Trabalho e Emprego no Brasil. O manifesto contou com a coordenação técnica do DIEESE e apresenta 22 propostas. A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo, em São Paulo, com a presença de dirigentes das Centrais e um público de 350 pessoas.

De imediato, a agenda propõe medidas de combate ao desemprego e ao subemprego, que já atingem 28 milhões de trabalhadores. Entre as ações estão: criação de frentes de trabalho, com atenção especial para os jovens; retomada das obras de infraestrutura; e implementação de políticas de amparo aos desempregados, como aumento das parcelas do seguro desemprego, vale-transporte para o desempregado, vale-gás, subsídio de energia elétrica.

Na próxima semana, as Centrais apresentarão o documento para deputados e senadores, em Brasília. Nos próximos meses, as Centrais pretendem entregar a Agenda aos candidatos à presidência da República e para entidades representativas da sociedade.

O evento contou com a presença de membros da equipe do DIEESE.

Fonte: DIEESE