Sindicato oficializa as empresas sobre possíveis medidas para a proteção dos empregos

Sindicato está em funcionamento em Regime de “Home Office”
A necessidade do Estado e dos sindicatos nas crises agudas

OFÍCIO Nº: 0012/2020

Nova Iguaçu, 23 de Março de 2020.

A/C: DIRETORIA

ASSUNTO: CORONAVIRUS / COVID-19, MEDIDAS QUE POSSAM SER UTILIZADAS NA PROTEÇÃO DOS EMPREGOS E ENFRENTAMENTO DA CRISE.

Diante dos acontecimentos mundiais em relação ao CORONAVIRUS, vivemos um momento muito complexo, onde a preservação da saúde própria e de terceiros devem ser pensadas de forma moderada e sensata, sem pânico, sem desespero, objetivando contribuir para reduzir o contágio.

Seguem sugestões de medidas que possam ser utilizadas na proteção dos empregos e enfrentamento da crise, tanto em relação à saúde, como em relação à economia:

1. Férias Coletivas;
  2. Banco de Horas emergencial;
  3. Licença remunerada;
  4. Semana reduzida;
  5. Flexibilidade para empregadas e empregados com filho em fase escolar, pois, desde o dia 16/03/2020, as escolas públicas foram fechadas e as privadas estão seguindo as mesmas recomendações. E aí, como vamos fazer com as nossas crianças?
  6. Nos casos mais extremos, visando evitar demissões, lay off, redução de jornada e salários, PPE;
  7. E claro, medidas internas nas empresas que visem a proteção ao empregado, como:
  • Utilização do Home Office e tele trabalho;
  • Transporte público: flexibilizar horários para evitar as grandes lotações;
  • Acompanhamento intensivo da saúde e segurança dos trabalhadores tentando; identificar grupos de riscos;
  • Intenso trabalho de higiene e cuidado sanitários;
  • Evitar reuniões e aglomerações dentro da empresa, inclusive, intercalar os horário de refeições para reduzir o número de pessoas;
  • Transporte da empresa: cuidados especiais e orientações de higiene e segurança;
  • Outras medidas amplamente divulgadas;

Vale destacar principalmente que, de qualquer forma, o ISOLAMENTO SOCIAL É O MAIOR ALIADO DO COMBATE AO VÍRUS!

Assim sendo, esta entidade sindical está à disposição em busca da melhor forma para o enfrentamento dessa crise que afeta à todos.

Atenciosamente,

SANDOVAL MARQUES