Seguro-Desemprego sobe para R$ 678,00

Hackers do Anonymous são condenados à prisão
Sindicato abre inscrições para Curso de Gestão de Qualidade Total

codefatResolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) reajustou os valores de pagamento do benefício do Seguro-Desemprego a partir de janeiro. Para se adequar ao aumento do salário mínimo em vigor, o valor mínimo do seguro foi fixado em R$ 678,00. As faixas com valores acima do mínimo sofreram reajuste de 6,2 % com base no INPC de janeiro a dezembro 2012, calculado pelo IBGE. Com isso, o valor máximo da parcela do benefício alcança R$ 1.235,91.

O aumento do salário mínimo importará ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no que diz respeito ao pagamento do Seguro-Desemprego em 2013, um impacto financeiro de R$ 2,5 bilhões. Estima-se que 8,6 milhões de trabalhadores tenham acesso ao benefício este ano, um dispêndio em torno de R$ 30.8 bilhões.
A Resolução Nº 707, do Codefat, publicada nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial da União determina que o aumento nos valores acima do mínimo seguirão os reajustes baseados no INPC, calculado pelo IBGE. Segundo o presidente do Codefat, Marcelo Aguiar, a medida visa adequar os reajustes do Seguro-Desemprego aos mesmos patamares concedidos aos benefícios pagos pela Previdência Social, pois o valor base tem embutido os ganhos reais do salário mínimo, o que não se justifica para as faixas seguintes. “O valor do benefício não diminuiu e nem ficou menor. As parcelas como valores acima do salário mínimo foram reajustadas em 6,2 %”, informou o presidente.

Segundo Aguiar, apenas as faixas que recebem acima do salário mínimo, que representa 30% dos pagamentos, serão reajustadas pelo INPC. Os 70% que recebem o valor de um salário mínimo não terão nenhuma perda com a medida do Conselho que tem como objetivo manter o equilíbrio das contas do Fundo.

CÁLCULO DO BENEFÍCIO A PARTIR DE JANEIRO/2013

FAIXAS DE SALÁRIO MÉDIO

VALOR DA PARCELA

Até

R$ 1.090,43

Multiplica-se o salário médio por 0.8 (80%).

De

R$ 1.090,44

O valor  que exceder a R$ 1.090,43 multiplica-se por 0.5 (50%) e soma-se a R$ 872,34

Até

R$ 1.817,56

Acima de

R$ 1.817,56

O valor da parcela será R$ 1.235,91  invariavelmente.
Salário Mínimo:

R$ 678,00

Obs.: O valor do benefício não poderá ser inferior ao valor do Salário Mínimo, respeitado o disposto nos incisos I e II do parágrafo 3º,
art. 5º da Lei 7.998/1990

Assessoria de Comunicação Social MTE

Os comentários estão encerrados.