Qual a melhor opção para investir o FGTS?

Quando e como planejar sua Aposentadoria Especial?
Quais os descontos autorizados pelo INSS na sua aposentadoria?

Você sabia que é possível usar o seu saldo do FGTS para fazer investimentos? Muitas pessoas sacam os valores retidos na conta e acabam não fazendo muito com isso.

Mas esse não precisa ser o seu caso. Com o FGTS, seja qual for sua opção de saque, dá pra investir e fazer esse dinheiro render muito mais em outros fundos.

A verdade é que esse dinheiro é seu e se você já tiver com a lição de casa feita na vida financeira (contas pagas e reserva de emergência), ele pode ser um ativo importante.

Quer saber mais sobre isso? Leia o texto completo e veja como fazer o seu FGTS render mais para você.

O que é o FGTS

Para começar, precisamos apenas relembrar o que é o FGTS, certo? Então, esse é um dinheiro que é direito do trabalhador que atua por regime de CLT.

Esse dinheiro fica disponível para saque em duas modalidades: saque-rescisão ou saque-aniversário.

Essas modalidades podem ser escolhidas e alternadas no próprio aplicativo do FGTS, que está disponível nas lojas oficiais Apple Store e Play Store.

Saiba mais sobre o aplicativo do FGTS

Como rende o FGTS

O FGTS parado na conta rende 3% ao ano e exatamente por isso há alguns anos, era mais seguro manter o FGTS na conta, sem sacar, pois a taxa Selic estava a 2,75% ao ano.

No entanto, em 2021. após a taxaSelic ter 3 aumentos consecutivos e agora está em 4,25%. Isso significa que investimentos diretamente ligados à Selic, são mais rentáveis.

É preciso ficar atento a alguns detalhes e ter certeza do que está fazendo. Investimento não é brincadeira, então é melhor fazer a escolha certa na hora de aplicar o dinheiro.

Mesmo que a Selic não seja um tipo de investimento, ativos ligados a ela proporcionam rendimentos maiores do que o Fundo de Garantia.

Vale a pena sacar o FGTS para investir?

A coisa mais comum de acontecer quando alguém saca o dinheiro do FGTS, seja por meio de liberação do Governo ou uma das modalidades de saques tradicionais, é gastar tudo.

E claro que se a gente parar para pensar no que vale mais a pena gastar ou investir, a resposta fica bem óbvia. Investir, sempre!

Sacar o FGTS apenas para se divertir pode ser uma opção, mas no final das contas, você não terá um dinheiro extra e apenas terá torrado suas contas.

Por isso o saque para investimento vale a pena!

A única contra-indicação para investir o dinheiro do FGTS é se você possuir dívidas com juros correndo. Aí recomendamos quitar, para o bem da sua saúde financeira.

É que não faz sentido investir um dinheiro que vai render menos do que os juros das suas dívidas, geralmente essas taxas são altíssimas. Então melhor pagar para começar do zero.

Como escolher o tipo de investimento?

Essa pergunta pode acabar te apresentando inúmeras possibilidades, mas é preciso levar em consideração três fatores:

  • Rentabilidade
  • Risco
  • Liquidez

Esses são os três elementos que você precisa conhecer e entender a relação entre eles, podemos chamá-los de tripé do investimento.

Se, por exemplo, você optar por um investimento com alta rentabilidade e liquidez a curto prazo, o risco será maior, pois é esperado que se ganhe muito dinheiro.

No entanto, se o seu perfil é mais conservador e não quer correr riscos muito altos, melhor optar por uma liquidez a longo prazo ou uma rentabilidade menor.

Escolher os riscos, a liquidez e a rentabilidade é essencial para saber que tipo de investimento você pode fazer com o seu FGTS.

Onde aplicar o dinheiro após sacar o FGTS

Agora chegamos em um ponto chave: para onde vou destinar esse dinheiro? Levando em consideração os pontos que abordamos no tópico anterior aqui vão algumas dicas:

Investimentos a curto prazo:

O primeiro investimento a curto prazo que podemos indicar é o Tesouro Direto. Seguro e com alta liquidez, esse é o investimento perfeito para iniciantes.

Fonte: Google

Fonte: Google

Com o Tesouro Direto, você pode sacar suas rendas diariamente (alta liquidez). Isso também ocorre com o Tesouro Selic, que leva em consideração a taxa básica de juros.

Ou seja, com esse investimento seguro e a curto prazo, o seu dinheiro vai ter uma rentabilidade maior do que deixar ele parado na conta do FGTS.

Lembrando que:

  • Renda do FGTS: 3% ao ano
  • Renda com taxa Selic: 4,25% ao ano

Investimentos a médio prazo:

Os fundos de investimento podem ser classificados em curto, médio e longo prazo, depende muito da aplicação que você fizer.

Mas falando de médio prazo, existe a opção dos fundos multimercado que trazem mais riscos, porém rendem bem mais que investimentos com renda fixa.

Investimento a longo prazo

Se você não tem pressa para a liquidez, a recomendação é aplicar seu FGTS em investimentos que acompanhem o IPCA, taxa da inflação.

Com esse tipo de aplicação, você protege seu investimento de oscilações macroeconômicas imprevisíveis.

Um título perfeito para investir sob essas condições é o Tesouro IPCA+, que tem seu prazo mais próximo em 2024 e o mais longo em 2045.

Esse investimento é ótimo para quem quer pensar no futuro e construir uma estabilidade financeira para si e para a família.

Antecipando o FGTS para investir mais

Recentemente o Governo Federal permitiu um empréstimo consignado com garantia nos valores do FGTS e essa pode ser uma excelente opção para investir.

Pense com a gente: se você quer investir é porque quer transformar aquele dinheiro em mais dinheiro, não é isso?

Então porque ficar esperando ser demitido para sacar todo o dinheiro na conta do FGTS ou investir apenas uma parcela do saque-aniversário?

| Confira o Guia Completo do empréstimo FGTS

Com a antecipação do saque-aniversário você consegue adiantar até 5 parcelas do seu benefício e investir esse dinheiro em algo muito mais rentável.

O melhor é que isso não compromete sua renda mensal, pois os pagamento são feitos diretamente da sua conta do FGTS, com o saldo disponível e de maneira anual.

Empréstimo Saque-Aniversário com a meutudo.

Saiba que na meutudo. já estamos com condições incríveis para realizar o seu empréstimo saque-aniversário?

Com a gente você conta com taxa de 1,29% a.m e poder antecipar até 5 parcelas anuais do seu saque-aniversário.

Você pode antecipar o valor mínimo de apenas R$ 300,00 fazendo o empréstimo saque-aniversário.

Enquanto não abrimos para a contratação, você já pode estar um passo à frente e autorizar nossa parceira financeira a consultar o seu saldo no FGTS.

Fonte: meutudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sindicalize-se
Falar pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp