Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória, veja como fazer

Empresa pode pedir teste de gravidez no exame admissional e demissional?
Auxílio emergencial: veja se você pode sacar o dinheiro esta semana

0

A prova de vida é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para os segurados que recebem um ou mais benefícios previdenciários, como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença dentre outros. O objetivo do exame é comprovar que o segurado está vivo de modo a garantir a continuidade do pagamento do benefício.

A prova de vida é realizada todos os anos, mas desde março de 2020 estava suspensa em decorrência da pandemia da Covid-19, onde a grande maioria dos segurados que precisam realizar o exame fazem parte do grupo de risco.

fonte: google

fonte: google

Prova de vida voltou

A exigência da prova de vida volta nesta terça-feira (1º) para os aposentados e pensionistas. A prova de vida pode ser realizada na agência bancária em que o segurado recebe o pagamento do benefício, bem como por meio do aplicativo Meu INSS.

Conforme declaração do presidente do INSS, Leonardo Rolim, grande parte dos segurados vão conseguir realizar o exame sem a necessidade de sair de suas casas.

Conforme entrevista à rádio CBN, Rolim informou que aproximadamente 24 milhões de segurados de um total de 35 milhões já realizaram a prova de vida, faltando assim cerca de 11 milhões de segurados.

Ainda em declaração, o presidente do INSS enfatizou que dentro desse grupo de 11 milhões de segurados, a grande maioria poderá realizar o exame sem sair de casa. Conforme recomendação de Rolim, os segurados devem ir as agências quando forem sacar o benefício para assim realizar a prova de vida.

Instruções para realização do exame

Aproximadamente 5,3 milhões de segurados foram selecionados pelo INSS para realizar a prova de vida por biometria facial. Para realizar o exame será necessário acessar o site Meu INSS, ou baixar o aplicativo no celular com o mesmo nome Meu INSS disponível para Android e iOS.

Para verificar quem pode fazer a biometria facial, será necessário conferir se você recebeu alguma mensagem de texto ou e-mail convocando para realização do exame. Em caso de dúvidas entre em contato com a Central Telefônica do INSS 135.

O INSS alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41, qualquer outra mensagem referente a prova de vida de outro número deve ser desconsiderada.

Vale lembrar que poderá realizar a biometria facial os segurados que possuem digital cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segurados com dificuldade de locomoção

O segurado que tiver dificuldade de locomoção pode ligar para a Central Telefônica 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. Também é possível cadastrar uma pessoa como procuradora para realizar o exame, contudo, somente é possível para aqueles com dificuldade de locomoção.

Para cadastrar um procurador será necessário enviar o requerimento no app do Meu INSS e acessar a opção “Agendamentos/Requerimentos”. Ao abrir a opção, deve-se clicar em “Novo Requerimento” e digitar no campo de pesquisa a palavra “procuração”. E por fim, enviar os documentos solicitados.

Prova de vida nos bancos

O modelo convencional de atendimento para realização da prova de vida é presencial. Os segurados que possuem biometria bancária cadastrada poderão utilizar qualquer caixa eletrônico de sua agência para realizar o exame, além disso, diversos bancos aceitam qualquer tipo de transação como realização da prova de vida.

Já para os segurados que não possuem biometria bancária, precisarão comparecer a agência bancária portando CPF e documento original com foto.

Calendário

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para realização do exame
março e abril de 2020 junho de 2021
maio e junho de 2020 julho de 2021
julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
março e abril de 2021 Dezembro de 2021

 

Fonte: Jornal Contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sindicalize-se
Falar pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp