Profissional jovem valoriza atuação social de empresas, diz pesquisa

Proposta de PEC do auxílio tem que ter contrapartida fiscal, diz Bruno Funchal
Se PEC que libera auxílio for aprovada hoje, 14 Estados já podem congelar salário de servidor

Atenção a questões ambientais e sociais é fator de atração de novos talentos para 53% de executivos e empresários, aponta consultoria

Rebeca Soares, Especial para o Estadão

03 de março de 2021 | 05h00

O movimento de adaptação das empresas à agenda ESG (que incluem fatores ambientais, sociais e de governança) já influencia a atração de profissionais mais jovens por empresas. Segundo pesquisa da Talenses Consultoria, 53% dos empresários e executivos brasileiros dizem que o foco no legado ESG ajuda na retenção de talentos da chamada “geração Z” (pessoas nascidas entre 1995 e 2010).
É o caso de Murilo Passos, de 24 anos, é coordenador de inovação cultural no time de branding da Natura. Murilo atuava na comunidade onde mora, em Guarulhos, auxiliando artesãs a empreender. E achava que não havia espaço para ele em grandes empresas: “Eu partia do princípio de que eu nunca ia trabalhar no mundo corporativo.”

Murilo Passos

Murilo Passos, da Natura, acreditava que ‘nunca ia trabalhar no mundo corporativo’. Foto: Werther Santana/Estadão

No entanto, foi justamente essa característica que fez a diferença. Ele entrou na Natura por meio de um programa que visa a encontrar jovens com atuação na sociedade. “Só há a possibilidade de eu estar trabalhando na Natura hoje por conta da valorização que ela dá para esse tipo de aspecto, principalmente a diversidade.”

Assim como Murilo, Gabriele Honório, de 27 anos, também está no grupo de jovens que buscam empresas que fazem a diferença. Recém-promovida ao cargo de gestora de marketing da empresa de bens de consumo Softys, Gabriele diz que, desde a faculdade, tinha a preocupação com temas ambientais e de inclusão. “Eu não me imaginava trabalhando em uma empresa que simplesmente ignora questões relevantes para o desenvolvimento da comunidade”, diz.

Para Luiz Valente, presidente da Talenses, as gerações Y e Z formam um grupo de consumidores mais preocupados com a reputação das empresas. Ao comprar um produto, esse público questiona o posicionamento da marca em questões sociais, como racismo e preconceito.

E esse tipo de pensamento começa a fazer a diferença na hora de se escolher onde trabalhar. “Os millennials já chegaram a cargos gerenciais, e a geração Z está entrando agora no mercado de trabalho. Além de serem mais engajadas em questões sociais e ambientais, as duas gerações também são mais preocupadas quando o assunto é ética”, explica.

Do total de 201 entrevistados pela Talenses, 86% acreditam que as ações de ESG são benéficas para o desempenho no mercado, sendo que 63% avaliam que esse fator ajuda a ampliar o valor de mercado de uma companhia. Já 50% acreditam que há ganhos de imagem e reputação. Além disso, segundo Valente, o compromisso ESG pode ajudar as companhias a obter crédito bancário e renegociações de dívidas com condições mais vantajosas.

Compromissos

Para Regiane Herchcovitch, diretora de recursos humanos da Softys, a reputação da empresa ajuda a gerar conexão e engajamento entre os funcionários. “Além das ações da empresa atraírem os funcionários para o recrutamento, elas se tornam motivo de orgulho para quem já está dentro e percebe que temos preocupações que são benéficas para a sociedade e o meio ambiente”, afirma.

Segundo Aline Felix, gerente sênior de experiência do colaborador e marca empregadora da Natura, as ações ambientais e sociais ajudam a conectar a organização aos funcionários. “Cada pessoa faz parte da composição da empresa, então a gente não entende os valores de maneira separada. Até porque o colaborador chega a espaços onde a empresa não está”, diz.

Na visão da executiva, quanto mais jovem o candidato, maior é a preocupação com valores que são refletidos na sociedade. “A Natura assumiu o compromisso, olhando para 2030, de ter zero emissão de carbono líquido. Além disso, reafirma a importância de até 2026 ter 50% de mulheres compondo a liderança.”

Fonte: Estadão