Procuradoria apura protesto em que funcionários se ajoelham na PB pela volta do comércio

Empregos de 5 milhões de trabalhadores formais são afetados após pandemia
Demissões e home office podem ‘esvaziar’ prédios empresariais, avalia Newmark

Há denúncias de que empregados foram obrigados pelos patrões a participar de ato em Campina Grande

RECIFE, PE (FOLHAPRESS) – A Procuradoria do Trabalho em Campina Grande (PB) instaurou procedimento na manhã desta terça-feira (28) para apurar denúncias de que funcionários de lojas da cidade teriam sido obrigados pelos patrões a participar de protesto que pedia a reabertura do comércio.

Logo após a manifestação, ocorrida nesta segunda-feira (27), no centro de Campina Grande, fotografias de funcionários rezando ajoelhados em frentes às lojas fechadas circularam na internet.

Ele não confirmou se os funcionários teriam também sido obrigados a se ajoelhar para rezar. “Não tenho essa informação. Isso precisa ser apurado. Ninguém nos relatou ainda que houve esse tipo de obrigação”, disse.

Diante das fotografias que circularam na internet e da veiculação de notícias em órgãos de imprensa local, a procuradora do Trabalho Andressa Lucena instaurou procedimento formal para apurar o caso.

Ela informou que ainda não havia provas de que as pessoas teriam sido coagidas a participar do protesto. Declarou também, na tarde desta terça-feira (28), que não havia recebido denúncia formal.

“As fotografias circularam na internet e na imprensa. Resolvi instaurar um procedimento investigatório para apurar se houve algum tipo de coação. Até agora, não há provas”, informou.

O decreto municipal que restringia a abertura das lojas em Campina Grande valia até o dia 19 de abril. Depois desta data, a regra não foi prorrogada. No entanto, há um decreto estadual em vigor até o dia 3 de maio que proíbe a abertura do comércio no estado.

A Paraíba tem 633 casos confirmados do novo coronavírus e 53 óbitos em decorrência da doença. Em Campina Grande, foram contabilizados 42 pacientes com a Covid-19.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/