Prevenção: cuidados com o sol devem ser redobrados no verão

Campanha quer gerar 1 milhão de empregos
Diretoria convida trabalhadores para conhecer a sede do SindiQuímica-NI

O verão começa no dia 21 de dezembro. A época é uma da mais aguardada do ano. Quando pensamos nesta estação tão quente, nós imaginamos momentos incríveis na praia, piscina ou cachoeira. Mas cuidado. A exposição ao sol é um perigo para a saúde.

O mês de dezembro é marcado pela campanha “Dezembro Laranja”, um alerta para a prevenção ao câncer de pele. De acordo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a exposição aos raios solares sem a devida proteção, deixa marcas notáveis como sardas, rugas, melasma (manchas escuras), queimaduras e dependendo do caso podendo até evoluir para um câncer da pele.

Fique atento. Não é só no passeio com a família ou amigos que adotar medidas de proteção. O(A) trabalhador(a) que se expõe ao sol deve ter cuidados especiais.

Abaixo listamos algumas dicas:

– Evite ficar diretamente exposto aos raios ultravioletas entre 10h e 16h;

– Aplique o filtro solar com fator de proteção solar UVA-UVB e reaplique sempre que necessário;

–  O uso de chapéu, boné e guarda-sol também ajudam na proteção dos raios solares;

Além disso, procure um dermatologista. Ele é o médico indicado para orientar sobre os riscos e danos que o sol pode causar à saúde sem a devida proteção