Presidente vai ampliar lista de essenciais

A pandemia expõe as desigualdades
Dólar abre negociações do dia em queda, perdendo patamar de R$ 5,80

Nova lista de atividades deve ser anunciada amanhã; na quinta-feira, dia 7, atividades industriais e construção civil foram incluídas como essenciais

Mateus Vargas, O Estado de S.Paulo

10 de maio de 2020 | 21h30

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que vai ampliar o rol de atividades essenciais durante a pandemia da covid-19, ou seja, autorizadas a funcionar a despeito das medidas de distanciamento social. “Amanhã devo botar mais algumas profissões como essenciais. Vou abrir, já que eles não querem abrir, a gente vai abrindo aí”, afirmou Bolsonaro a apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada.

Na quinta-feira, 7, Bolsonaro decretou que as atividades industriais e a construção civil também são essenciais em meio ao avanço do novo coronavírus.

Construção civil foi incluída como atividade industrial na quarentena Foto: FOTO:WERTHER SANTANA/ESTAD?O

O presidente é crítico a restrições ao trabalho e comércio durante a pandemia. A medida foi adotada no mesmo dia em que Bolsonaro, acompanhado de um grupo de empresários e ministros, foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir que medidas restritivas nos Estados sejam amenizadas.

Além da construção civil e de atividades industriais, o governo já tinha classificado como essenciais diversas atividades, como indústrias químicas e petroquímicas de matérias primas ou produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas e produção, transporte, entre outras.

Ao serem classificados como essenciais, as atividades e serviços podem continuar em operação mesmo na quarentena.

Fonte: Estadão