Presidente do SindiQuímica-NI ressalta importância dos sindicatos para os trabalhadores

Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro
Contran suspende resoluções que tratam das placas do Mercosul

O papel de um sindicato de trabalhadores vai muito além da negociação do reajuste anual de salário. Os sindicatos têm sua origem no enfrentamento coletivo dos trabalhadores contra situações de opressão e explosão. Ele se fundamenta na união e solidariedade entre os membros da sua classe. Foram os sindicatos que lutaram para que os trabalhadores brasileiros, além dos direitos assegurados na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), pudessem acrescentar outros pela via da negociação coletiva.

O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu está sempre realizando diligências e procurando firmar parcerias que beneficiem os nossos associados. Com a Reforma Trabalhista, que retirou muitos dos direitos adquiridos pela classe trabalhadora e fragilizou as relações de trabalho, a entidade vem intensificando as ações nas suas bases.

Para conscientizar sobre os impactos que estas medidas, o Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu (SindiQuímica-NI) está percorrendo as empresas semanalmente para distribuir o Boletim com as principais mudanças. Durante o corpo-a-corpo, a nossa diretoria conversa com os trabalhadores e se coloca à disposição para os esclarecimentos.

Neste cenário, as negociações coletivas ganharam ainda mais importância. Segundo a Lei 13.467, que trata da Reforma Trabalhista, a negociação salarial, poderá ser feita diretamente entre patrão e empregado, ou seja, as empresas vão poder impor as regras, e caberá ao trabalhador acatar ou ser demitido. Preocupado, o SindiQuímica-NI está alertando para que ninguém faça acordo sem a presença dele. A entidade oferece, inclusive, atendimento Jurídico para todos os associados.

Mais do que nunca é fundamental que os trabalhadores participem das assembleias. Para os sindicatos, os Acordos Coletivos que já eram difíceis, ficaram ainda mais complicados. Neste momento, os sindicatos precisam ainda mais ampliar o número de filiados, pois, a quantidade de associados demonstra a força da categoria, especialmente, na hora de definir as negociações salariais, já que a Convenção passa a ditar as regras entre os patrões e empregados.

Ser sindicalizado garante uma maior proteção para o trabalhador, além de vários benefícios.  São várias as opções para os associados aproveitarem e estão disponíveis no nosso site. Clique aqui e conheça as parcerias e os convênios do SindiQuímica-NI.

Sandoval Marques

Presidente do SindiQuímica-NI