Presidente do SindiQuímica-NI faz curso de capacitação à distância da OIT

Só escolaridade não garante presença de negros no mercado de trabalho, aponta Dieese
Trabalhador não receberá adicional por mudança de localidade superior a dois anos

presidente1O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu está sempre promovendo cursos de capacitação para contribuir na inserção, recolocação ou ainda na atualização dos seus associados no mercado de trabalho. Este investimento é uma marca registrada da gestão do atual presidente do SindiQuímica-Ni, Sandoval Marques, que levantou esta bandeira desde que assumiu a função.

Seguindo esta filosofia, Sandoval Marques não poderia fazer diferente e também busca se aperfeiçoar. Prova disso é a participação do presidente no Curso de Formação Sindical à Distância sobre Trabalho Decente: módulo de Diálogo Social, Negociação e Técnicas de Comunicação, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em que apenas 300 pessoas em todo o mundo podem ter acesso.

Entre os principais objetivos do curso estão: determinar o valor da informação e da comunicação, como ferramentas indispensáveis para a ação sindical em três sentidos: participação e comprometimento das/os sindicalistas; elaboração de estratégias e plataformas reivindicatórias e participação na tomada de decisões no âmbito interno dos sindicatos e em relação aos agentes sociais e econômicos e reforçar o manejo de técnicas de comunicação oral e escrita.

Além disso, o curso visa promover a troca de experiências de aplicação sobre os elementos teóricos da negociação coletiva, dos quadros normativos e das técnicas de negociação; o intercâmbio de experiências sobre habilidades sindicais na negociação; comparar elementos teóricos do diálogo social, com as experiências sindicais e proporcionar estratégias para sua melhoria nos diferentes âmbitos dos territórios locais e nacionais; fortalecer as redes sindicais de informação e comunicação, utilizando as novas tecnologias.

Para Sandoval, o novo curso é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos. “O SindiQuímica-NI trabalha com o foco no trabalhador, por isso, estou fazendo algum curso ou participando de uma congresso para que possamos levar toda experiência que obtive nesses eventos para o nosso sindicato e aprimorar nossos serviços”, concluiu.