O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu está sempre promovendo cursos de capacitação para contribuir na inserção, recolocação ou ainda na atualização dos seus associados no mercado de trabalho. Este investimento é uma marca registrada da gestão do atual presidente do SindiQuímica-Ni, Sandoval Marques, que levantou esta bandeira desde que assumiu a função.
Seguindo esta filosofia, Sandoval Marques não poderia fazer diferente e também busca se aperfeiçoar. Prova disso é a participação do presidente no Curso de Formação Sindical à Distância sobre Trabalho Decente: módulo de Diálogo Social, Negociação e Técnicas de Comunicação, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em que apenas 300 pessoas em todo o mundo podem ter acesso.
Entre os principais objetivos do curso estão: determinar o valor da informação e da comunicação, como ferramentas indispensáveis para a ação sindical em três sentidos: participação e comprometimento das/os sindicalistas; elaboração de estratégias e plataformas reivindicatórias e participação na tomada de decisões no âmbito interno dos sindicatos e em relação aos agentes sociais e econômicos e reforçar o manejo de técnicas de comunicação oral e escrita.
Além disso, o curso visa promover a troca de experiências de aplicação sobre os elementos teóricos da negociação coletiva, dos quadros normativos e das técnicas de negociação; o intercâmbio de experiências sobre habilidades sindicais na negociação; comparar elementos teóricos do diálogo social, com as experiências sindicais e proporcionar estratégias para sua melhoria nos diferentes âmbitos dos territórios locais e nacionais; fortalecer as redes sindicais de informação e comunicação, utilizando as novas tecnologias.
Para Sandoval, o novo curso é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos. “O SindiQuímica-NI trabalha com o foco no trabalhador, por isso, estou fazendo algum curso ou participando de uma congresso para que possamos levar toda experiência que obtive nesses eventos para o nosso sindicato e aprimorar nossos serviços”, concluiu.