Ônibus: municipalização de imposto sobre gasolina pode reduzir passagens

Terceirização: relator entrega parecer à Comissão de Constituição e Justiça
Grupo de Recursos Humanos está com oportunidades para o Programa Jovem Aprendiz 2013 e vagas para pessoas com deficiência
transporte-urbano-zerar-impostosSão Paulo – Um estudo preliminar da Fundação Getulio Vargas (FGV), aponta que a municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) poderia ser usada como fonte de recurso para reduzir a tarifa de ônibus.
O estudo foi divulgado hoje (13), durante encontro na capital paulista que discute propostas para financiamento do transporte público. De acordo com o levantamento, a mudança levaria a uma deflação de 0,26%.
A simulação, feita a partir de uma proposta da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), mostra que o aumento do preço do litro da gasolina em R$ 0,50 gera subsídio da ordem de R$ 1,20 no preço das passagens.
De acordo com Samuel Abreu Pessoa, chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, a medida beneficiaria 78% da população, que corresponde aos que ganham entre um e 12 salários mínimos.
Fonte: Agência Brasil