Na pandemia, governo contrata agência por R$ 4,8 milhões sem licitação

Vales refeição e alimentação devem ser mantidos a funcionários em home office
Para reduzir efeitos do Covid-19, governo autoriza emissão de cartão de crédito

Poder público corta gastos

Secom vai na linha oposta

Ato foi publicado no DOU

PoderEmFoco-SBT-FabioWajngarten-Wajngarten-FernandoRodrigues-06Jan2020
Chefe da Secom, Fabio Wajngarten disse estar bem e atacou imprensa

Enquanto meio à pandemia e uma série de medidas de ajustes econômicos para atravessar a crise, o governo federal contratou por R$ 4,8 milhões (R$ 4.897.855,00), com dispensa de licitação, uma empresa para “disseminar informações de interesse público à sociedade”. Consta no DOU (Diário Oficial da União) desta 5ª feira (26.mar.2020).

Captura-de-Tela-2020-03-26-às-14.09.35

Consta no DOU a contratação de agência de publicidade

A iComunicação é uma agência de publicidade aberta em abril de 2002, com capital social estimado em R$ 250 mil, de acordo com a Receita Federal. Ocupa 6 salas de 1 prédio empresarial no Setor de Autarquia Sul, em Brasília. O quadro societário mostra apenas o nome de Carolina Bazzi Morales.

Captura-de-Tela-2020-03-26-às-11.07.56
Quadro societário de empresa contratada pelo governo

A contratação foi assinada pela secretária de Gestão e Controle, Maria Lúcia Valadares e Silva, e pelo secretário especial de Comunicação Social, Fabio Wajngarten, na última 3ª feira (24).

O ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), a quem a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) está subordinada, autorizou Wajngarten na última 2ª feira (23)  “a celebrar a contratação emergencial de serviços de planejamento, desenvolvimento e execução de soluções de comunicação digital”, de acordo com o DOU da própria 2ª.

“A delegação produzirá efeitos exclusivamente para o procedimento administrativo de contratação emergencial, processo SEI 00170.000322/2020-59”, diz o texto.

Wajngarten ainda nem retornou aos trabalhos depois de ter sido diagnosticado com covid-19, doença do novo coronavírus. Ele tem publicado atualizações diárias sobre seu estado físico em sua conta no Twitter.

Sem título2

OUTRO LADO

Poder360 questionou a Secom (Secretaria Especial de Comunicação) sobre quais informações a agência deve disseminar; qual o período de duração do contrato e se o momento de pandemia é oportuno para fazer contratações desse montante, com dispensa licitatória. Este espaço está aberto para manifestações.