Movimento alerta para a prevenção ao câncer de mama

Copa Futsal 2013: participe e relembre a última edição
Inscrições encerradas

O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu (SindiQuímica) apoia o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa.

Durante todo o mês, diversos monumentos da cidade serão iluminados na cor rosa a fim de chamar a atenção da sociedade para a necessidade da detecção precoce do câncer de mama.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Rio de Janeiro continua aparecendo como segunda capital com alto índice de morte por câncer de mama.

Para o presidente do SindiQuímica, Sandoval Marques, é fundamental que as instituições tenham a sensibilidade de aderir a campanha. “O sindicato defende os interesses dos trabalhadores e se preocupa com a saúde deles. Com a inserção da mulher no mercado de trabalho, a mulher muitas vezes tem uma dupla jornada e se esquece de cuidar de si mesma. É preciso que homens e mulheres procurem o médico e façam check-up anualmente. Muitas doenças, em especial, o câncer, têm cura quando detectados desde cedo”, alerta.

Comemorado em todo o mundo, o Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.

Hoje a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é considerada um dos maiores símbolos da campanha. O que está esperando? Não fique admirando somente a beleza da cidade na cor rosa, procure o seu médico, realize o autoexame e o preventivo. É sempre melhor prevenir do que remediar. Fica a dica.

Presidente Sandoval Marques

Os comentários estão encerrados.