Lula participará do 8° Congresso da FEQUIMFAR

Eleições 2014: apenas seis deputados do Rio Grande não disputam reeleição
Projeto concede benefício tributário a empresa produtora de sabonete

fequimfarO ex-presidente Lula confirmou presença no 8º Congresso da FEQUIMFAR, evento que tem o objetivo de discutir ações e estratégias de lutas para garantir e ampliar direitos e gerar empregos nos segmentos industriais químicos no estado de São Paulo

Com o tema – Desafios, objetivos e metas, líderes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, entidade filiada à CNTQ – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico e Força Sindical) e dos 33 Sindicatos filiados estarão reunidos para a 8ª edição do Congresso da FEQUIMFAR.

O 8º Congresso da FEQUIMFAR acontece entre os dias 21 e 23 de julho, em Praia Grande SP, com a participação de mais de 400 dirigentes sindicais, que juntos, representam mais de 180 mil trabalhadores distribuídos no ramo industrial químico, nos segmentos químicos, plástico, farmacêutico, abrasivos, fertilizantes, tintas e vernizes, lápis e canetas, instrumentos musicais e brinquedos, entre outros.

Governador Geraldo Alckmin estará na cerimônia de abertura

A abertura do 8° Congresso da FEQUIMFAR será realizada no dia 21 de julho, às 19 horas, no auditório da Colônia de Férias dos Metalúrgicos, na Avenida dos Sindicatos, 111, Vila Mirim, Praia Grande SP.

Está prevista a participação de mais de 400 participantes, entre delegados do Congresso, trabalhadores e trabalhadoras do ramo industrial químico, autoridades, dirigentes sindicais e representantes de entidades públicas e privadas, com destaque para o governador Geraldo Alckmin.

Participação do ex-presidente Lula

No dia 22 de julho, os congressistas participarão de palestras sobre conjuntura política e econômica e avanços na legislação trabalhista. Na oportunidade, às 11h, o amigo e companheiro da FEQUIMFAR, Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, irá falar sobre os avanços e conquistas sociais no Brasil e os novos desafios do país.

O presidente da FEQUIMFAR, Sergio Luz Leite, o Serginho, declara: “Somos uma categoria organizada, cujas lutas servem de referência para o movimento sindical. Estivemos a frente de lutas como pelo renascimento do Proálcool, pelos direitos dos aposentados e pensionistas, pela causa das mulheres, jovens e dos negros, pela conquista de mais direitos, a exemplo do pioneirismo na conquista da implantação da participação dos trabalhadores nos lucros e resultados (PLR) nas Convenções Coletivas e pela redução da jornada de trabalho. Ainda em Convenções Coletivas, conquistamos a estabilidade da trabalhadora gestante e o auxílio-creche, que vão sendo melhoradas a cada ano, além da criação de um programa de emprego e inclusão de pessoas portadoras de deficiência, e do acesso gratuito a medicamentos, sendo ambas conquistas no ramo industrial farmacêutico. No setor do plástico, foram elaboradas as Convenções Coletivas para Máquinas Injetoras e Sopradoras, principais responsáveis pela redução do número de acidentes de trabalho. Outra grande vitória conquistada foi o banimento do benzeno no estado de São Paulo, um produto químico altamente cancerígeno que era utilizado na indústria de fabricação do álcool combustível.”

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR, ressalta a importância do Congresso para a troca de informações, aprovação das resoluções e para o fortalecimento da categoria no estado de São Paulo. “Durante os três dias de Congresso, os delegados debaterão temas de interesse dos trabalhadores que constam do documento-base elaborado pela FEQUIMFAR, e que irá nortear as discussões. As resoluções, que deverão ser aprovadas, irão nortear nossa luta nos próximos quatro anos.”

Temário

Saúde do Trabalhador; Aposentadoria; Qualificação Profissional; Redes Sindicais; Redução da Jornada de Trabalho; Momento Atual e Perspectivas Futuras do Movimento Sindical; Inserção de Trabalhadores com Deficiência no Mercado de Trabalho; Políticas de Gênero; Políticas para a Juventude; Políticas de Raça e Etnia; Comunicação Sindical.

Realização: FEQUIMFAR

Apoio: Força Sindical, Força Sindical São Paulo, CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), IndustriALL, SNQ (Secretaria Nacional dos Químicos da Força Sindical) e DIEESE.

Fonte: FEQUIMFAR/Foto: Arquivo FEQUIMFAR