Linha 4 do Metrô lança campanha de doação de livro

Rio dispensa da vistoria carros com até dois anos
O Brasil a um passo da internet livre

22/10/2013 PIDN221013-01___2O Consórcio Linha 4 Sul lançou a campanha Doe Livro, Doe Cultura para aumentar o acesso à leitura dos cerca de 3 mil trabalhadores das obras da Linha 4 do Metrô, entre Ipanema e Gávea. Funcionários do empreendimento e a comunidade do entorno poderão doar exemplares nas centrais de atendimento instaladas nas proximidades de cada frente de serviço de Ipanema e do Leblon. A iniciativa faz parte do projeto Rubem Fonseca, que, desde maio, disponibiliza livros sobre os mais variados temas nos canteiros de Copacabana, Leopoldina, Ipanema e Leblon.

Com a boa aceitação e a grande procura por títulos, a ação evoluiu para a construção de bibliotecas em cada um dos sete canteiros de obras da Linha 4: Leopoldina; Gastão Bahiana; Nossa Senhora da Paz; Jardim de Alah; Antero de Quental; 23º BPM – Leblon; e Canteiro Central – Jardim de Alah. A primeira delas foi a Biblioteca Rubem Fonseca, inaugurada no dia 1º de outubro pelo próprio escritor, no canteiro da Praça Antero de Quental.

– O objetivo é conseguir o maior número possível de livros e estimular a leitura não só entre os colaboradores, mas também de suas famílias. A literatura é capaz de mudar a forma de pensar e criar novos horizontes -afirmou Maria Beatriz da Costa, idealizadora do projeto e responsável pela implementação das bibliotecas nos canteiros.

Os exemplares irão integrar o acervo dos pontos em funcionamento até a inauguração da nova linha, em 2016. Depois de encerradas as atividades nos locais das intervenções, todos os livros serão doados ao Espaço de Leitura Rubem Fonseca, que será construído na Cruzada São Sebastião, no Leblon.

Duas editoras aderiram à campanha, doando aproximadamente 200 títulos. Além disso, colaboradores trouxeram exemplares usados. As empresas consorciadas também ajudarão a aumentar o acervo. No momento, são cerca de 550 livros, distribuídos pelas sete frentes de obra.

Para estimular o comércio do entorno das intervenções e iniciar o projeto, o consórcio comprou 135 livros para a iniciativa e outros 320 para presentear funcionários da obra.

Mais informações sobre a campanha de doação podem ser obtidas por meio do telefone 0800 021 0620.

Leia a matéria no Diário Oficial.