Greve Geral dia 14 ganha apoio dos trabalhadores em transporte

Acesso das mulheres à aposentadoria é dificultada pela “divisão social do trabalho”, diz pesquisadora do Ipea
Procuradoria: proposta sobre Previdência ‘fere de morte’ valores básicos da Constituição

A Greve Geral de 14 de junho ganha importante reforço. Trabalhadores do Transporte de todo o País, em plenária realizada na Capital Federal, nesta quarta (5), decidiram aderir à paralisação. A bandeira principal da greve é a luta contra a reforma da Previdência e em defesa das aposentadorias.

Durante a plenária, com presença de parlamentares de diversos partidos, foi constituída a Comissão Mista em Defesa dos Trabalhados em Transporte, que, entre outras metas, busca aprovar o Estatuto do Motorista, uma espécie de CLT dos Transportadores.

Agência Sindical falou com o deputado federal Valdevan Noventa (PSC-SE). Presidente licenciado do Sindicato dos Condutores de São Paulo, Noventa falou sobre o clima da plenária. “Reunimos dirigentes de diversos Estados, entidades e setores. Todos estão empenhados na realização da Greve Geral”. Também ouvimos Luiz Gonçalves (Luizinho), condutor que preside a Nova Central, em SP. Segundo Luizinho, “a disposição da categoria é por uma greve nacional e forte dia 14”.

Plenárias Estaduais – Na terça (4), as Centrais realizaram Plenária Estadual Unificada, em São Paulo. O encontro, no Sindicato dos Químicos, faz parte do calendário de ações para intensificar a mobilização dos trabalhadores e da sociedade civil na preparação da Greve Geral.

Hoje (6), às 18h30, os Metroviários de São Paulo promovem assembleia para decidir sobre a participação em 14 de junho. Também realizam ações contra a proposta de reforma da Previdência de Bolsonaro, como coleta de assinaturas em estações de metrô para o abaixo-assinado das Centrais.

Guarulhos – Na segunda maior cidade do Estado, haverá plenária regional dos filiados à Força Sindical, sexta (7), para definir a participação na Greve Geral. O evento ocorrerá às 15 horas na sede do Sindicato da Alimentação de Guarulhos.

Mais informações: www.sindmotoristas.org.br