Governo desonera produtos da cesta básica

Câmara dos Deputados pode votar propostas prioritárias pela bancada feminina
Mulheres contam com proteção específica na CLT

cestaA presidente Dilma Rousseff anunciou, em pronunciamento oficial à nação, a desoneração de impostos federais de todos os produtos da cesta básica.

Com a medida, nenhum dos 16 produtos da cesta básica (eram 13 e foram acrescentados mais três) pagará tributos federais. O ICMS, imposto estadual, no entanto, continuará a ser cobrado.

“Conto com os empresários para que isso signifique uma redução de pelo menos 9,25% no preço das carnes, do café, da manteiga, do óleo de cozinha, e de 12,5% na pasta de dentes, nos sabonetes, só para citar alguns exemplos”, disse a presidente.
A medida já estava em estudo pelo governo e foi apresentada no Dia Internacional da Mulher como uma “medida importante para as mães de família mais pobres e as de classe média”.

A presidente afirmou, ainda, que o governo abre mão de mais de R$ 7,3 bilhões de arrecadação. “Mas os benefícios que virão para a vida das pessoas e para a nossa economia compensam esse corte na arrecadação”, disse Dilma.

A presidente também anunciou mudança na composição da cesta básica, com o acréscimo de três itens de higiene: pasta de dente, papel higiênico e sabonete. “Com esta decisão, você, com a mesma renda que tem hoje, vai poder aumentar o consumo de alimentos e de produtos de limpeza, e ainda ter uma sobra de dinheiro para poupar ou aumentar o consumo de outros bens”, afirmou a presidente.

Impacto é de R$ 5,5 bilhões em 2013

A desoneração da cesta básica custará R$ 5,540 bilhões em 2013. O governo cortou o PIS/Cofins de nove produtos – carne bovina, carne suína, aves, peixes, ovinos e caprinos, café, óleo, manteiga e margarina, açúcar, sabonete, pasta de dentes e outros itens de higiene bucal e papel higiênico. No caso do açúcar e do sabonete, o governo também está reduzindo o IPI.

O corte de impostos num ano completo será ainda superior: R$ 7,386 bilhões para os mesmos itens. O Palácio do Planalto informou que uma edição extra do Diário Oficial da União será publicada hoje à noite com um decreto e uma medida
provisória para regulamentar as desonerações.

O projeto de orçamento de 2013, o governo estimou em R$ 18,3 bilhões as desonerações do PIS/Cofins. E também estuda o envio de um projeto ao Congresso alterando a estrutura do tributo.

Por Leandra Peres e Bruno Peres – Valor