Fumo é responsável por 20% das mortes de homens

Sindicato da Construção Civil/RJ paralisa canteiro de obras
Sindicato investe na qualificação profissional

Criado em 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta última quarta-feira (29), tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. No Brasil, o INCA – Instituto Nacional do Câncer – é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Em 2011, o Brasil gastou R$ 21 bilhões no tratamento de doenças relacionadas ao tabaco, mas um em cada cinco homens e uma em cada dez mulheres morrem devido ao fumo.

Para Vera Colombo, técnica sanitarista do Inca, um dos maiores desafios no combate ao tabagismo está na facilidade de acesso ao cigarro. “Essa liberdade torna o tabaco, nesse aspecto, muito mais difícil de se parar. As pesquisas apontam que o indivíduo consegue parar de fumar depois da terceira ou quarta tentativas”, explicou.

Ela informa que o número de fumantes no país vem diminuindo nos últimos anos. “Se compararmos com 1989, quando tínhamos uma prevalência de 34% de fumantes, hoje a gente tem 17%, de acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde. É uma queda muito importante”, destacou.

A campanha deste ano, que dá continuidade à estratégia iniciada no dia 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco –pretende focar no público jovem, como parte da estratégia para prevenir a iniciação e a experimentação (que ocorre principalmente na faixa etária de adolescentes e jovens, aproximadamente entre 13 e 25 anos).

Para o presidente do Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu, Sandoval Marques, a data serve de reflexão e desafio para os fumantes. “Uma campanha nacional é sempre uma ótima oportunidade para incentivar hábitos saudáveis. A saúde do trabalhador deve ser prioridade, pois ele se torna mais feliz e produtivo”, concluiu ele

Com informações EBC

Os comentários estão encerrados.