Frentistas suspendem manifestação em Niterói e Negociações dos Trabalhadores do Estado serão retomadas

Lei de desoneração da folha deve ser cumprida
Sindicato dos Metalúrgicos Sul Fluminense aguarda proposta da Galvasud favorável aos trabalhadores

manifestacaoniteroiAs negociações salariais 2013 dos vinte mil trabalhadores dos postos de combustíveis do Estado do Rio serão retomadas no próximo dia 3 de setembro. O SINDESTADO (Sindicato Patronal) agendou uma mesa redonda com o SINPOSPETRO-RJ para discutir a pauta de reivindicações da categoria.

A diretoria do SINPOSPETRO-RJ, que está sempre aberta ao diálogo, decidiu suspender a manifestação de trabalhadores que estava marcada para Niterói. O sindicato que sempre cumpriu seu dever legal considera insensato realizar o protesto, já que o Sindicato Patronal se mostra aberto a negociação.

No último dia (20), O SINPOSPETRO-RJ realizou uma grande manifestação na Baixada Fluminense. Durante o protesto pacífico, o presidente do sindicato, Eusébio Pinto Neto destacou a importância do trabalhador para o setor de revenda de combustíveis. Segundo ele, é o funcionário do posto que fideliza o cliente. “O frentista é o relações públicas da cidade auxiliando e orientado não só os motoristas, mas também os turistas brasileiros quando se encontram perdidos no Rio, completa Eusébio Neto”.

Ele disse que não abre mão de lutar por um salário digno para a categoria que trabalha sábado, domingo e feriado, sob sol e chuva para ganhar R$ 678(sem periculosidade) por mês. De acordo com Eusébio Neto, o trabalhador não deve se iludir com os 30% de periculosidade, já que o adicional é pago porque a categoria manuseia produtos altamente tóxicos.

A categoria, com data-base em junho, reivindica piso salarial de R$ 926, sem o adicional de periculosidade, ticket refeição de R$15, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no valor de um salário do frentista e cesta alimentação no valor de R$ 120. Os patrões, no entanto, oferecem apenas 6,95% de aumento (INPC acumulado no período).

Além do protesto na Baixada Fluminense, foram realizadas manifestações nos municípios de Niterói (no dia 19 de julho) Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda neste mês.

Sindicato dos Frentistas/RJ