Força Sindical realiza Seminário Internacional de Saúde e Segurança

Ministro instala comissão do trabalho doméstico
TRT-RJ nega recurso da NET

forcasindicalO presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres, e o diretor Luisinho, coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador do Sindicato, participam nesta quinta e sexta-feira, do Seminário Internacional de Saúde e Segurança, a ser realizado na colônia de férias da Federação dos Comerciários do Estado, em Praia Grande, litoral sul. 

Promovido pela Força Sindical em parceria com a UIL (Unione Ialiane Del Lavoto) e a Ital, entidades italianas, o evento vai debater as experiências na área de saúde e segurança dos trabalhadores brasileiros e italianos. “Vamos analisar os avanços, conquistas e o que precisamos fazer”, disse Arnaldo Gonçalves, secretário nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical. 

Os trabalhadores no setor da alimentação têm presença destacada no encontro. Ao todo são 70 pessoas de sindicatos e da Atra (Associação em defesa dos Trabalhadores no Ramo da Alimentação do Estado de São Paulo e Vítimas de Moléstia do Trabalho), entidade que cuida de acidentes e moléstias profissionais sob a coordenação Rosecleia de Castro, da Fetiasp (Federação dos Trab. da Ind. Alimentação do ESP). “Vamos conhecer os problemas de outras categorias do Brasil e da Itália e como os dirigentes sindicais atuam para resolver os problemas, ou seja, que soluções adotaram, o que conseguiram resolver ou não. Na área da alimentação temos um desafio muito grande que é a LER/DORT. 

Nos dois dias serão debatidos temas como políticas públicas na área de saúde do trabalhador; direito cível e criminal de acidente de trabalho; avanço do tripartismo nas ações de saúde e segurança no trabalho; saúde do trabalhador e amianto e, aposentadoria por invalidez. 

Segundo Arnaldo Gonçalves, o encontro será focado em sete categorias: comerciários, construção civil, alimentação, químicos, técnicos em segurança, telefônicos e metalúrgicos. A participação dos metalúrgicos será mais ampla, porque foi trabalhada via Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNTM), presidida por Miguel Torres. 

Os metalúrgicos de Curitiba também participarão do seminário. A delegação que estará na Praia Grande esteve reunida ontem (2), à tarde, com o departamento de saúde e segurança do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba para se preparar para o evento. Foram debatidas algumas questões sobre a situação atual do ambiente de trabalho, do INSS, do trabalho das Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), entre outras questões envolvendo a saúde e segurança do trabalhador.

Fonte: Força Sindical

Os comentários estão encerrados.

Sindicalize-se
Falar pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp