Florianópolis (SC): Força Sul prepara para Congresso Nacional da central e discute mobilização

Manoel Dias substitui Brizola Neto no Ministério do Trabalho
Presidente do Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu participa de café da manhã comunitário no Batalhão de Mesquita

forçarsA reunião da Força Sul, realizada em Florianópolis na sexta-feira (15/3), mobilizou sindicalistas dos três estados sulistas para o debate da pauta para o 7º Congresso Nacional da Força Sindical.  O encontro foi determinante também para a rediscussão do posicionamento do movimento sindical frente a atuação do governo federal.

Compondo a mesa, o presidente da Força Sindical-RS, Cláudio Janta, destacou a ampla contribuição da região com o crescimento da central em nível nacional e frisou a discussão de políticas para o fortalecimento da base. Introduzindo esta questão, o anfitrião Osvaldo Mafra, presidente da Força Sindical-SC, lembrou a necessidade de discussão de uma política de custeio da central. O dirigente lembrou a proporção da partilha da arrecadação da central, onde os estados repassam atualmente de 60% da receita à nacional – prática oposta à legislação que regula o imposto sindical, que determina a permanência de 60% da contribuição na base.

O diretor da Força Sindical RS, Luis Carlos Barbosa, manifestou a necessidade de garantir a manutenção da contribuição sindical, atualmente ameaçada em Brasília, com a proposição do desconto de 1% mensal para o sindicato, sem previsão de contribuição para federação e central. O dirigente também criticou os critérios de emprego da contribuição, limitada ao fornecimento de serviços nas entidades.

“O governo vai frear mobilizações, marchas e qualquer tipo de investimento que não seja em serviços e saúde. É perseguição aos trabalhadores”, afirmou, criticando falta de auditoria contra entidades patronais e o Sistema S. Buscando garantias de representação durante o Congresso Nacional, o dirigente gaúcho Dionísio Mazui ressaltou também a necessidade da escolha de redatores entre os delegados para o acompanhamento da redação final do documento. A proposta também será um dos encaminhamentos da Força-Sul.
Mobilização
Analisando a situação atual do movimento sindical, o presidente Cláudio Janta definiu o quadro como uma “encruzilhada”, semelhante à extinção dos juízes classistas. “Reunimos mais de 60 mil pessoas na Marcha em Brasília e em nem um momento do documento se fala no custeio ou desmantelamento do Ministério do Trabalho. Estamos permitindo isso e eu acho que a nossa contribuição, num governo democrático se deu por oito anos, mas este governo não é mais democrático”, criticou, lembrando decisões como a extinção dos sindicatos dos pescadores e do direito dos servidores públicos a negociação coletiva.
Frente a isto, o dirigente gaúcho propôs o estabelecimento de medidas voltadas ao fortalecimento das entidades sindicais, como a criação de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) nacional, beneficiando a todos os filiados da central. Outra necessidade levantada foi a concentração dos esforços em torno dos principais itens da agenda trabalhista, como o fim do fator previdenciário e a redução da jornada para 40h semanais e também a busca pelo fortalecimento do Ministério do Trabalho, exigindo mais auditores fiscais para atuação junto aos sindicatos.Pauta do Congresso Nacional

Deliberando sobre os itens da pauta estabelecida para o 7º Congresso Nacional da central, os dirigentes gaúchos agregaram contribuições, no sentido de ampliar debates como a Agenda Nacional do Trabalho Decente. Colocando o conceito em discussão, os sindicalistas debateram o panorama abrangido pelo conceito, que engloba condições de moradia, transporte, saúde, segurança e demais direitos. Outra demanda relacionada foi a discussão do papel dos sindicatos na promoção de Saúde e Segurança do Trabalho.

Os comentários estão encerrados.