FERQUIMFAR participa de atividades da CNTQ

Sindicalismo chama trabalhador a participar do processo eleitoral
Sindicato divulga atendimento fisioterápico para trabalhadores da Grande Rio

Nos dias 24 e 25 de julho a CNTQ realizou atividades na colônia de férias da FEQUIMFAR em Praia Grande/SP. Na manhã do dia 24, foi realizada reunião da Diretoria Executiva, Secretários Regionais e Presidentes das Federações.

Os representantes informaram como está o processo negocial, o posicionamento dos representantes patronais e ações que as entidades estão realizando. A precarização nas relações de trabalho e o enfraquecimento da estrutura sindical foram os pontos em comum nos relatos dos participantes.

Na parte da tarde foi realizada assembleia de prestação de contas exercício 2017 e a previsão orçamentaria exercício 2019. Estiveram presentas os representantes das entidades filiadas de AM, MG, MS, PR, RJ, RS, SC, SE e SP.

Logo após tivemos palestra do departamento jurídico da CNTQ que abordou os pontos polêmicos da reforma e da decisão do STF. No dia 25, tivemos palestras com os técnicos do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio – Diretor Técnico do DIEESE que abordou a conjuntura econômica e política e as mudanças da indústria 4.0 no mercado de trabalho e Daniel Ferrer de Almeida – Economista do DIEESE que abordou o resultado das negociações coletivas do primeiro semestre e as perspectivas para as próximas negociações, apresentou o cenário atual por categoria e regiões.

“O novo cenário que o movimento sindical está vivendo, vem fazendo com que as entidades de classe comecem a estudar novas formas para manter a atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores e comecem a repensar a forma de falar e interagir com a base”, afirmou Isaac Wallace de Oliveira, presidente da FERQUIMFAR-RJ.