Dicas para elaborar um bom currículo

Tem nova regra
Curso de Informática com inscrições encerradas

Elaborar um currículo não é uma tarefa difícil, mas gera muitas dúvidas. Por isso selecionamos alguns pontos importantes na hora de você preparar seu “cartão de visitas” para o emprego.

O ideal é você apostar na personalização, de acordo com a vaga pretendida. Fique de olho nas dicas abaixo e boa sorte.

Seja objetivo

Inclua um pequeno resumo no início do currículo descrevendo qualificações e realizações mais importantes. Seja sucinto, mas instigante.

Facilite a Leitura

Use fontes formais, com tamanhos adequados e espaços entre as linhas. Cuidado com a ortografia. Faça uma revisão atenciosa pode pegar erros grosseiros;

Informe somente o que importa

Listar a escolaridade a partir do nível médio é suficiente. Já os números do RG, ou do título de eleitor, são dados necessários apenas quando a vaga for preenchida, portanto não é preciso colocar no currículo;

Estruture o documento em campos

Nome, contato, objetivo e experiência profissional, qualificações, formação educacional, cursos e/ou treinamento são algumas sugestões de campos para o currículo. Liste sua experiência profissional começando pelo último emprego. Avalie a necessidade de descrever experiências em áreas diferentes ou de curta duração e dê preferência às principais funções executadas em sua vida profissional;

Destaque seus contatos

Escreva claramente endereço e os números de telefone residencial e celular. Informe e-mail e possibilidades de contato online (Google Talk, MSN etc). Para vagas na área de Humanas, incluir redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut) também pode ser boa ideia, desde que elas sejam um espelho do seu perfil profissional e não contenham informações pessoais que possam comprometer sua imagem. Coloque essas informações em um campo separado no final do documento;

Palavras-chave

Se o candidato vai deixar o currículo em sites de recrutamento na internet, ou preencher cadastros eletrônicos, é bom acrescentar uma seção no final com as palavras-chave associadas ao perfil profissional. Isso aumenta a visibilidade do documento por recrutadores e empresas e facilita a pesquisa digital.

Atualização

É importante manter o currículo sempre atualizado, mesmo que o profissional não esteja desempregado. Afinal, as oportunidades podem aparecer a qualquer momento, mesmo quando não se está em busca de um novo trabalho.

Os comentários estão encerrados.