Crédito a pequena e média empresa para pagamento de salário começa a ser liberado nesta segunda

Ministério da Saúde convoca cinco milhões de profissionais para combate à covid-19 Fonte
Grupo de empresas faz manifesto pedindo manutenção de empregos

MP que criou o programa de R$ 40 bi foi publicada na sexta. Bancos já começam a oferecer empréstimo

xcarteira-de-trabaho-1511.jpg.pagespeed.ic.nf7uX9noeY
Crédito para bancar salário de pequena empresa terá 85% dos recursos subsidiados pelo governo

A linha de crédito emergencial de R$ 40 bilhões anunciada pelo governo para para financiar pagamento de salários de pequenas e médias empresas — com faturamento anual de R$ 360 mil a R$ 10 milhões — já está valendo.

A Medida Provisória (MP 944), que criou o programa, foi publicada na noite da última sexta-feira (3), em edição extraordinária do Diário Oficial da União . E bancos já começam a oferecer essa modalidade de financiamento a partir desta segunda-feira (6).

O primeiro a anunciar a medida foi o Bradesco , que informou neste domingo que vai financiar o pagamento de 1 milhão de salários.

As empresas poderão financiar até duas folhas de pagamento , com limite de crédito de dois salários mínimos (R$ 2.090) por empregado. Como contrapartida, não poderão demitir trabalhadores sem justa causa por 60 dias, contados a partir da contratação do crédito.

O Bradesco explicou que as pequenas e médias empresas que já são clientes do banco com crédito pré-aprovado poderão acessar o financiamento diretamente no Net Empresa ou no Net Empresa Celular. Demais clientes poderão solicitar o crédito na sua agência, por telefone. Após aprovação, o recurso será liberado nos canais digitais.

De acordo com o banco, o prazo será de 36 meses, sendo seis meses de carência, com spread bancário zero. A taxa será fixa, de 3,75% ao ano, juro que representa o custo do dinheiro no CDI.

Segundo o governo, a linha de crédito de R$ 40 bilhões terá 85% dos recursos subsidiados pelo Tesouro Nacional e 15% de bancos comerciais.

Fonte: https://economia.ig.com.br/