Conheça as principais e saiba como se proteger

E você vai mudar quando?
Rio tem quatro instituições com nota máxima

Conheça as doenças do Verão, que começa no dia 21 de Dezembro, devido ao corpo perder muito líquido nesse período ocorre um aumento dessas infecções.

– Desidratação

– Micoses

– Intoxicação Alimentar

– Dor de Ouvido

– Conjuntivite

Desidratação

É a perda de sais minerais e líquidos, durante o dia eliminamos muita água seja pela urina, fezes, suor e quando respiramos também perdemos, devido a mudança de estação o nosso corpo perdem bem mais do 2,5 Litros de água por dia.

Nesse período transpiramos mais, além dos riscos de consumirmos alimentos estragados, contaminados e com isso acontece diarreia e vômitos com uma maior frequência.

Cuidados com a Desidratação

 Se nosso corpo está desidratado, ficamos com muita sede, o período sem urinar aumenta, a boca fica mais seca e apresenta mucosas, nossos olhos ficam fundos, ressecados e mais irritado.

 Fique em um local bem arejado e com bastante sombra, no verão procure usar roupas mais leves, tenha o hábito de beber muita água.

 Existem um soro caseiro misture uma colher de chá de açúcar e uma colher de café de sal num volume total de 1 litro de água.

 Se a pessoa apresenta sintomas de diarreia ofereça este soro a cada 20 minutos, em outros casos mais urgente procure imediatamente o atendimento médico hospitalar.

Micoses

Devido ao nosso corpo transpirar mais do que em outras estações e sendo necessário um contato maior com a água, a pele fica mais úmida por maior tempo, com isso favorecendo o aparecimento de micoses, que são causadas por fungos, adquiridas em praias e piscinas.

As partes do corpo mais afetadas pela micose são as virilhas, pés e unhas.

Sintomas da Micose

Um pequena lesão vermelha é formada, depois é provocada a escamação da pele e coceira, pessoas com níveis altos de estresse e a exposição ao sol favorece seu aparecimento.

A micose não tratada provoca mau cheiro.

Procure um dermatologista e não faça automedicação muitas pessoas confudem a micose e as vezes apresentam outras doenças.

Intoxicação Alimentar

Intoxicação alimentar é o nome que se dá aos sintomas desagradáveis que uma pessoa experimenta depois de ingerir alimentos contaminados por microorganismos nocivos.

Os microorganismos afetam diversos tipos de alimentos, não sendo obrigatório que ele esteja estragado para que ocorra a contaminação. São várias as causas de intoxicação alimentar.

Como ocorre a Intoxicação Alimentar?

Ocorre devido a falta de higiene no preparo e também na conservação dos alimentos.

Um aumento muito grande de refeições self service neste período, salgadinhos que são oferecidos na praia, petiscos, peixes, esses alimentos ficam expostos durante muito tempo a luz do sol e com isso causam a intoxicação alimentar.

Sintomas ao ingerir alimentos contaminados

Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado, ela pode desenvolver alguns sintomas que variam de acordo com o microorganismo causador do distúrbio.

Um alimento contaminado pela Salmonela, por exemplo, que é um microorganismo que atinge as carnes, pode causar diarreia, um simples desarranjo intestinal, náuseas, vômitos, febre, cefaleias, e até mesmo, desidratação grave.

Em geral, os sintomas da intoxicação alimentar duram poucos dias.

Nos casos menos graves, um dia de repouso e a ingestão de uma grande quantidade de água ou de sucos, são suficientes para compensar a perda de líquidos provocada pela diarreia ou pelos vômitos.

Nos casos mais graves, é necessário procurar um médico para o tratamento especifico contra o agente causador da intoxicação.

Ouvido

Durante este período ocorre muitas inflamações e infecções no nosso ouvido, conhecidas como otite externa.

Tipo de infecção que prejudica o canal externo do órgão auditivo, que pode ser contaminado por fungos e bactérias devido sua umidade e escuridão o que ocasiona a inflamação.

Principais sintomas que ocorre dentro do Ouvido

Dor de ouvido, podendo piorar se a orelha for puxada ou pressionada, coceira dentro do canal externo, algumas vezes pode ter saída de secreção, diminuição até da audição e inchaço.

Não faça a automedicação procure um especialista nesse caso um médico.

Conjuntivite

Quando nosso está coçando muito, sensação de muita irritação e total desconforto nos olhos é sinal e são os diversos sintomas da conjuntivite, isso ocorre devido a uma inflamação da membrana transparente que faz o revestimento da parte da frente do globo ocular (que é a parte branca dos olhos) e o interior das pálpebras.

Sintomas da doença Conjuntivite

 Além de ser contagiosa é mais frequente no verão, procure um médico ao perceber estes sintomas.

Cuidados básicos para conter a conjuntivite

 Lave com maior frequência as suas mãos, não use objeto pessoas de quem está com a doença para que a mesma não se espalhe.

 Fonte: Boa Saúde e Site Médico

 

Os comentários estão encerrados.

Sindicalize-se
Falar pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp