Conheça a importância e os benefícios de ser filiado

Já está disponível no site do Ministério da Previdência Social
Terá orçamento de R$ 62,7 bilhões

Com a função de defender os direitos e interesses coletivos ou individuais de uma categoria, inclusive, em questões judiciais ou administrativas, o sindicato é importante para todas as classes profissionais e manutenção da democracia.

Um sindicato forte, que atende, reivindica e produz resultados é inegável para a valorização do trabalhador. Para isso é preciso que haja uma entidade e filiados comprometidos com a causa.

Infelizmente, a baixa adesão dos trabalhadores a associações de classe foi um dos destaques de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT/ Sensus). O estudo apontou que 82,5% dos brasileiros dizem não ter vínculo com sindicatos. O número reflete a descrença da população num setor criado para fortalecer e atuar em defesa do trabalhador.

A criação de sindicatos é garantida pela Constituição de 1988. Uma demonstração da representatividade essencial dessas instituições é a participação obrigatória dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.

São deveres dos sindicatos: colaborar com o poder público no desenvolvimento da solidariedade social; manter serviços de assistência judiciária; promover a conciliação nos dissídios de trabalho; sempre que possível, manter no seu quadro de pessoal, em convênio com entidades assistenciais ou por conta própria, um assistente social para promover a cooperação operacional na empresa e a integração profissional na classe; promover a fundação de cooperativas de consumo e crédito e fundar e manter escolas de alfabetização e vocacionais, no caso de sindicatos de empregados.

Também vale destacar as prerrogativas dessas associações. São elas: representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais da categoria ou profissão liberal ou os interesses individuais dos associados relativos à atividade ou profissão exercida; celebrar contratos coletivos de trabalho; eleger ou designar representantes; colaborar com o Estado como órgãos técnicos e consultivos, no estudo e na solução dos problemas que relacionam com a categoria representada; determinar contribuições a serem pagas pelos representados; fundar e manter agências de colocação, no caso dos sindicatos de empregados.

O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu (Sindiquimica-NI) está sempre inovando para defender e oferecer um atendimento de qualidade aos seus filiados. Lutamos diariamente por melhorias para o trabalhador. Recentemente, nós conquistamos o reajuste de 12% e o novo piso de R$ 800,00 para a categoria. Estes são os maiores valores obtidos na negociação em todo o país.

Além disso, estamos sempre atentos às demandas de capacitação e qualificação do cidadão para o mercado de trabalho. Por isso, oferecemos cursos, promovemos seminários, eventos, entre outras ações, que visam aprimorar os conhecimentos dos nossos filiados.

Se você ainda não é filiado, não perca tempo. Procure nosso sindicato e participe. O distanciamento dos companheiros e companheiras é mortal para os interesses dos trabalhadores. Unidos, nós podemos mais. Junte-se a nós!

Presidente Sandoval Marques

Os comentários estão encerrados.