Congresso se reúne em novo esforço; debate eleitoral no centro da política

Portal do governo vai avaliar atendimento
Agronegócio vai ao STF contra tese da Justiça do Trabalho sobre terceirização

AGENDA DA SEMANATrês novas pesquisas de intenção de voto para presidente da República serão divulgadas esta semana. Na quarta-feira (3) pode ser publicado levantamento Ibope e Datafolha. No final da semana, a revista IstoÉ traz sondagem do instituto Sensus.

Pesquisas estaduais
Na quarta-feira (3), o Ibope pode divulgar pesquisa para presidente e para governador em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e Sergipe. No Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem sair na quinta. O Datafolha também faz levantamento em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.

Congresso Nacional
Câmara e Senado fazem segunda e última semana de esforço concentrado antes do primeiro turno das eleições, que acontece no dia 5 de outubro. Um dos itens da agenda da Câmara é a proposta de emenda à Constituição que trata do Orçamento Impositivo. O veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto que tratava das regras de criação de novos municípios foi uma surpresa para muitos na Casa e deve repercutir bastante.

Copom
Nesta terça e quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne para decidir sobre a taxa básica de juros (Selic), hoje em 11% ao ano. A tendência é que mantenha o atual patamar. A ata vai ser divulgada na próxima semana.

Inflação
Na sexta-feira, o IBGE divulga a inflação de agosto. O IPCA subiu 0,01% em julho, o menor resultado desde 2010, após alta de 0,40% um mês antes. Nos 12 meses encerrados em julho, a inflação medida pelo IPCA acumulou alta de 6,50%, no teto da meta de inflação e inferior à taxa apurada nos 12 meses imediatamente anteriores, de 6,52%. Com o resultado de julho, o IPCA acumulou alta de 3,76% em 2014.

Homenagens
Câmara realiza sessão solene, terça-feira (2), às 15 horas, para homenagear os ex-deputados Eduardo Campos e Pedro Valadares Neto, mortos em acidente aéreo no dia 13 de agosto. Campos era candidato à Presidência da República pelo PSB e Valadares, assessor da campanha. Outras cinco pessoas também faleceram no acidente: o assessor de imprensa de Campos, Carlos Percol; o fotógrafo da campanha, Alexandre Severo; o cinegrafista da campanha, Marcelo Lyra; e os pilotos Marcos Martins e Geraldo Cunha.

A morte de Campos, aos 49 anos, tomou o mundo político de surpresa e mudou o jogo eleitoral em plena campanha. Ex-governador de Pernambuco e secretário de estado, Eduardo Campos foi eleito deputado federal três vezes, entre 1995 e 2007, e ocupou a liderança do PSB em três ocasiões. Destacou-se como um dos articuladores da base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara.

Livro Propaganda Eleitoral na Internet
O livro Propaganda Eleitoral na Internet, dos juristas Auriney Brito e João Victor Rozatti Lonchi, vai ser lançado nesta quarta-feira (3), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, às 17 horas. A obra aborda de maneira didática os procedimentos que os internautas devem adotar ao tratar do tema em redes sociais. Os autores dão enfoque especial ao Marco Civil da Internet.Os autores dão enfoque especial ao Marco Civil da Internet. Os autores dão enfoque especial ao Marco Civil da Internet, aprovado recentemente, e que estabelece como princípios fundamentais a neutralidade da rede, a liberdade de expressão e a privacidade. (Com Arko Advice)

Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

Nesta semana
– Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) entrega ao ministro da Secretaria de Portos, César Borges, e aos candidatos à Presidência da República sugestões de mudanças na legislação de portos no país.

Segunda-feira (1º)
– Ministério do Desenvolvimento divulga o saldo da balança comercial em agosto.

– SBT, Folha e Rádio Jovem Pan realizam debate entre os candidatos à Presidência da República a partir das 17h45.

Terça-feira (2)
– Comissão Mista que discute a Medida Provisória 651/14, com o objetivo de fortalecer o mercado financeiro e de capitais, promove audiência pública com representantes do setor privado.

– Comissão Mista do Orçamento se reúne para analisar o relatório final do senador Vital do Rego (PMDB-PB) da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

– Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Metrô, destinada a investigar denúncias de formação de cartel, corrupção e outros ilícitos em contratos, licitações, execução de obras e manutenção de linhas de trens e metrôs em São Paulo e no Distrito Federal, com o uso de recursos federais, pode definir os nomes do presidente e do relator.

– IBGE divulga produção industrial em julho.

– Início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Quarta-feira (3)
– Prevista divulgação de pesquisa Ibope sobre avaliação do governo e sucessão presidencial.

– Prevista divulgação de pesquisa Datafolha sobre avaliação do governo e sucessão presidencial.

– Datafolha pode divulgar pesquisas para presidente e governador em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.

– Ibope pode divulgar pesquisas para presidente e governador em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e Sergipe.

– Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia taxa básica de juros (Selic).

– Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) faz audiência pública para discutir as propostas de Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU) do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) prestado no regime público para o período de 2016 a 2020. Também entrará no debate a revisão dos modelos de contratos de concessão do serviço telefônico fixo comutado.

Quinta-feira (4)
– Ibope pode divulgar pesquisas para presidente e governador no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

– Prevista divulgação de pesquisa Sensus sobre avaliação do governo e sucessão presidencial.

Sexta-feira (5)
– Datafolha pode registrar pesquisa de intenção de voto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

– IBGE divulga IPCA de agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sindicalize-se
Falar pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp