Congresso na penúltima semana de atividades com pauta cheia

CNTQ informa período de férias coletivas
Mulheres encerram os 16 dias de ativismo pelo fim da violência com audiência na Câmara dos Deputados

congresso-nacionalProposta orçamentária para 2014 poderá ser votada pela Comissão Mista de Orçamento. Outro destaque da semana é a sessão do Congresso, agenda para terça-feira (10), que vai apreciar vetos presidenciais. Vai ser a primeira sessão depois da aprovação da PEC do Voto Aberto, que impõe que esse tipo de votação seja aberta, sem sigilo do voto.

Vetos presidenciais com voto aberto

A primeira sessão do Congresso Nacional para analisar vetos presidenciais com voto aberto está marcada para terça-feira (10). A sessão será realizada a partir das 14h, no plenário da Câmara dos Deputados. Três vetos da presidente da República, Dilma Rousseff, estão na pauta e tratam do programa “Mais Médicos”, armazenagem de grãos e também créditos suplementares.

Cotas nos concursos públicos

A Coordenação de Participação Popular promove nesta terça-feira (10) videochat sobre o PL 6.738/13, do Executivo, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos. Os internautas poderão enviar perguntas ao relator da proposta na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP). O debate terá início às 11h e será transmitido ao vivo pelo portal Câmara Notícias e pela TV Câmara. Qualquer cidadão poderá participar: basta acessar o bate-papo que estará disponível no dia do debate ou encaminhar perguntas para o Disque Câmara (0800 619 619).

Perda de mandato
A Comissão especial da Câmara obre a perda automática do mandato (PEC 313/13) fará audiência pública na terça-feira (10), a partir das 14h30, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio; e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Será no plenário 6 da Casa.

Homenagem

Na quarta-feira (11), sessão solene do Congresso Nacional fará a devolução simbólica do mandato presidencial a João Goulart. Será no plenário do Senado Federal, a partir das 12h.

Recesso parlamentar

A eleição dos membros da Câmara dos Deputados que vão compor a Comissão Representativa do Congresso Nacional será realizada às 16h desta quarta-feira (10).

Congresso do PT

O Partido dos Trabalhadores realiza, em Brasília, de 12 a 14, a primeira etapa do seu 5º Congresso Nacional. Participam do Congresso 800 delegados de 26 estados e do Distrito Federal, os membros do atual e do futuro Diretório Nacional, os presidentes estaduais do PT eleitos no PED 2013, os observadores conforme as regras do estatuto do Partido e convidados internacionais. A abertura do 5º Congresso ocorrerá às 19h na próxima quinta-feira (12), quando também será realizada a posse do presidente nacional, dos membros do DN e dos presidentes estaduais eleitos. O evento será no Centro de Convenções Brasil 21 em Brasília.

Financiamento de campanha

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir quarta-feira (11) se empresas privadas podem fazer doações para candidatos e partidos políticos durante campanhas eleitorais. Está na pauta de julgamentos do tribunal uma ação na qual a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pede que sejam declarados ilegais trechos da legislação que autorizam o financiamento de campanhas eleitorais por pessoas jurídicas. O processo, cujo relator é o ministro Luiz Fux, é o primeiro item da pauta da sessão de quarta. Mas cabe ao presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, decidir o que será julgado primeiro.

Inglês sem Fronteiras

O programa Inglês sem Fronteiras, do Ministério da Educação, abre a oferta de 14.760 vagas em cursos presenciais gratuitos de inglês para estudantes da educação superior. As inscrições estarão abertas nesta segunda-feira (9), a partir das 12h, e se estenderão até as 23h59 da próxima segunda-feira (16), observado o horário de Brasília. As aulas terão início em 13 de janeiro de 2014.

Fórum Mundial de Direitos Humanos

“Internet e o Direito à Privacidade e à Liberdade de Expressão” é um dos temas que será debatido durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos, que começa na próxima terça-feira (10). O objetivo da atividade é debater a temática dos direitos à privacidade e à liberdade de expressão, no contexto da internet e das novas mídias. O tema será debatido no dia 12, quinta-feira. O Fórum ocorre em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções de Brasília.

Dívida dos estados

Na quarta-feira, as comissões de Constituição e Justiça e a de Assuntos Econômicos do Senado devem votar, em sessão conjunta, o projeto de lei que muda o indexador da dívida de Estados e Municípios com a União. Conforme entendimento entre os senadores e o governo, a votação no plenário deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro de 2014.

Doações de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais

O Supremo Tribunal Federal julga, na quarta-feira, Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4650, proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que pede a inconstitucionalidade de dispositivos da Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.909/95) e Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que autorizam doações de pessoas jurídicas para as campanhas eleitorais. Na ação, a OAB requer a declaração de inconstitucionalidade, sem pronúncia de nulidade imediata, com a modulação dos efeitos da decisão pelo período de 24 meses, para que o Congresso Nacional legisle sobre a matéria. O relator da ação é o ministro Luiz Fux.

CNI/Ibope

Na sexta-feira (13), a Confederação Nacional da Indústria pode divulgar pesquisa Ibope, realizada entre os dias 21 e 28 de novembro, com avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff e dos 27 governadores. Foram entrevistados 15.414 eleitores.

Fonte: DIAP