Como saber se se a empresa deposita corretamente o seu FGTS?

Como saber se o trabalho é insalubre?
PIS/Pasep 2020 será liberado somente no ano que vem

Nesse post, vamos contar as melhores dicas para você descobrir se a empresa deposita corretamente o seu FGTS.

Fonte: Google

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um dos benefícios mais importantes para o trabalhador com carteira assinada. Considerado por muitos como uma poupança, esse dinheiro pode ser um salvador na hora de uma demissão sem justa causa, por exemplo.

Depositado mensalmente na Caixa Econômica Federal, o beneficiado precisa fiscalizar regularmente a conta do FGTS e conferir se a empresa empregadora está cumprindo o depósito.

Nesse post, vamos contar as melhores dicas para você descobrir se a empresa deposita corretamente o seu FGTS e o que fazer caso isso não esteja acontecendo.

Como consultar o saldo do FGTS

Você pode verificar o seu extrato do FGTS de diversas formas e conferir se o seu empregador está depositando o montante regularmente.

Veja as principais formas de conferir o seu saldo:

Aplicativo FGTS

A maneira mais moderna e segura de acessar a sua conta do FGTS sem sair de casa é pelo aplicativo do FGTS.

Você consegue baixar o aplicativo gratuito para o seu celular nas lojas oficiais do Google Play ou App Store. O serviço é válido para contas ativas e, também, inativas.

Após ter o aplicativo instalado no seu aparelho móvel, será preciso seguir um passo a passo simples para efetivar o seu cadastro:

1. Abra o aplicativo e clique na opção “cadastre-se”;
  2. Preencha todos os campos solicitados. Aqui terão informações como nome completo, CPF, data de nascimento e email. Revise após preencher;
  3. Cadastre uma senha numérica de 6 dígitos. É importante que seja uma senha forte, então evite data de aniversário ou sequências lógicas;
  4. Clique no botão “não sou um robô”;
  5. Chegará um email de confirmação para você. Abra seu email e clique no link da mensagem que foi enviada;
  6. Agora faça o login com seu CPF e com a senha cadastrada;
  7. Aparecerão algumas perguntas, responda para verificação;
  8. Lei as condições de uso e marque a caixinha “li e concordo”, depois clique em continuar.

Pronto, agora você já pode aproveitar as funções da ferramenta e consultar o extrato do seu FGTS mensalmente, conferindo se o depósito foi realizado corretamente.

Quer saber como utilizar o aplicativo? Acesse o guia completo.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza o serviço gratuito de envio de mensagens para o seu celular informando as atualizações sobre o saldo do seu fundo de garantia.

Cadastre-se gratuitamente pelo site da Caixa ou pelo terminal de autoatendimento e receba por SMS as informações mensais sobre os depósitos realizados na sua conta e as possibilidades de saque do seu FGTS.

Site da Caixa Econômica Federal

Além de autorizar o envio de mensagens para o seu celular sobre as movimentações na sua conta do FGTS, no site da Caixa você também pode acessar o saldo de todas as suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia.

Para se cadastrar, acesse, informe o número do seu NIS (PIS / PASEP) ou CPF e cadastre uma senha ou use a do seu Cartão Cidadão.

Continue o cadastro ao ler o regulamento e concordar com os termos, além de preencher todos os campos com seus dados pessoais.

Agência física da Caixa Econômica Federal

Em tempos de pandemia da COVID-19, recomenda-se acessar o seu saldo mensal do FGTS sem sair de casa.

Mas existe a opção de ir pessoalmente até uma agência da Caixa e solicitar o seu extrato do Fundo de Garantia.

Quanto deve ser o saldo depositado mensalmente

Todo empregador é obrigado a depositar mensalmente o FGTS para o seu trabalhador.

O valor mensal deve ser correspondente a 8% do salário, depositado até o dia 7 de cada mês. Caso não seja um dia útil, o pagamento deve ser antecipado.

O que fazer quando o FGTS não está sendo depositado mensalmente

Se após conferir o seu extrato mensal do fundo de garantia e perceber que o depósito não está sendo efetuado regularmente, é hora de recorrer a uma saída.

Primeiro, você pode conversar com o seu empregador e informar o ocorrido para resolverem a situação sem conflitos.

Mas, caso surja alguma dificuldade, é possível denunciar e solicitar uma ação trabalhista na Superintendência Regional do Trabalho para que aconteça uma fiscalização.

Se mesmo assim o valor não for depositado devidamente, a SRT pode aplicar uma multa na empresa.

O que fazer com o saldo do FGTS

Com o seu saldo sendo depositado corretamente, você pode usar o seu dinheiro para pagar uma dívida, fazer um fundo emergencial e realizar sonhos como viajar em família, reformar a casa, pagar a faculdade do filho, entre outros.

Fonte: meutudo.