Com gastos da pandemia, despesas do governo transferidas para 2021 somam R$ 227,8 bilhões

Tentativa de compra de vacinas por empresas esbarra em desacordo sobre doação ao SUS
Por que patrões não querem estender os direitos trabalhistas ao teletrabalho?

Resultado em termos absolutos ficou 25,7% acima do registrado no ano passado, mas, segundo o Tesouro, o valor como proporção das despesas do orçamento no exercício caiu de 7% para 6,6%

Eduardo Rodrigues, O Estado de S.Paulo

25 de janeiro de 2021 | 12h53

BRASÍLIA – Os gastos emergenciais autorizados para o enfrentamento da pandemia de covid-19 no ano passado ajudaram a elevar o estoque de restos a pagar (RAP), despesas transferidas de um ano para o outro. Em 2021, o volume alcançou R$ 227,8 bilhões, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 25, pelo Ministério da Economia.

O “orçamento paralelo” deste ano representa um aumento de 25,7% em relação aos restos a pagar que haviam sido inscritos para o ano passado (R$ 181,2 bilhões). “Apesar da elevação em termos absolutos, o estoque de RAP como proporção das despesas do orçamento no exercício caiu de 7% em 2020 para 6,6% em 2021, o segundo menor nível da série histórica iniciada em 2010”, destacou o Tesouro Nacional.

Ministério da Economia

Ministério da Economia divulgou que o volume de restos a pagar (RAP), despesas transferidas de um ano para o outro, alcançou R$ 227,8 bilhões em 2021.  Foto: José Cruz/Agência Brasil

Do aumento nominal de R$ 46,6 bilhões nos restos a pagar de um ano para o outro, R$ 16,1 bilhões estão relacionados a despesas com o enfrentamento dos efeitos econômicos e sociais da pandemia – sendo R$ 13,6 bilhões decorrentes de créditos extraordinários. Com abertura de um novo crédito extraordinário de R$ 21,6 bilhões no fim do ano para a compra de vacinas, o orçamento para o enfrentamento da covid-19 em 2021 totaliza R$ 37,7 bilhões.

Também respondem pelo aumento dos restos a pagar despesas relacionadas com transferências constitucionais para Estados e municípios (R$ 16 bilhões), transferências relativas a royalties da exploração de petróleo e gás (R$ 7,9 bilhões) e benefícios da Previdência Social (R$ 6,1 bilhões). De acordo com o Tesouro, essas despesas foram transferidas para 2021 devido ao empenho no final do ano passado, com desembolso efetivo nos primeiros dias de janeiro.

O Ministério da Economia destacou ainda o crescimento de R$ 12,7 bilhões dos restos a pagar associados a emendas parlamentares. Segundo o Tesouro, o crescimento está relacionado com a criação das emendas de comissão e do relator-geral.

Do total de R$ 227,8 bilhões inscritos como restos a pagar para este ano, R$ 74 bilhões (32,5%) já estão processados e os outros R$ 153,8 bilhões (67,5%) ainda não passaram por essa fase. Ainda assim, o Tesouro avalia que deverá ocorrer “uma redução expressiva” do estoque de restos a pagar ao longo de 2021, seja pelo efetivo pagamento dessas despesas ou pelo cancelamento de parte delas.

O órgão lembra que 95% das despesas inscritas como restos a pagar para 2021 têm origem nos anos de 2018 a 2020. Isso indicaria que o decreto de cancelamento de restos a pagar antigos – com mais de três anos – estaria funcionando apropriadamente. No ano passado, o cancelamento de restos a pagar somou R$ 18,4 bilhões.

Fonte: Estadão