Cartilha explica os tipos e direitos dos portadores

Copa de Futsal Sindiquímica
Dieese divulga balanço das negociações de 2011

altA Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, produziu uma cartilha explicando os tipos de deficiências. Conheça os tipos e os direitos destas pessoas especiais.

DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

– As pessoas com deficiência tem o direito inerente de respeito por sua dignidade humana,que implica, antes de tudo, o direito de desfrutar de uma vida decente, tão normal e plena quanto possível.

– As pessoas com deficiência têm direito a medidas que visem capacitá-las a tornarem-se tão autoconfiantes quanto possível.

– As pessoas com deficiência têm direito a tratamento médico, psicológico e funcional, incluindo-se ai aparelhos protéticos e ortóticos, à reabilitação médica e social, educação, treinamento vocacional e reabilitação, assistência, aconselhamento, serviços de colocação e outros serviços que lhes possibilitem o máximo desenvolvimento de sua capacidade e habilidades e que acelerem o processo de sua integração social.

– As pessoas com deficiência têm direito à segurança econômica e social e a um nível de vida decente e, de acordo com as suas capacidades, a obter e manter um emprego ou desenvolver atividades úteis, produtivas e remuneradas e a participar dos sindicatos.

– As pessoas com deficiência têm direito de viver com suas famílias ou com pais adotivos e de participar de todas as atividades sociais, criativas e recreativas.

– Decreto n° 5296, de 02 de dezembro de 2004.

Regulamenta as Leis n° 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade.

– Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Trata-se de um benefício da assistência social, pago pelo governo federal e assegurado por lei, que atende idosos e pessoas com deficiência sem condições de

manter seu sustento.

– Lei n° 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, lei de contratação de Deficientes nas Empresas.

– Lei de cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação de portadores de necessidades especiais.

– Lei n° 8.989, isenção de lPI, IOF, ICMS e IPVA, para deficientes.

Leis e normas para trabalhador deficiente, leis, normas, consultoria, carros para deficientes, carros adaptados.

TIPOS DE DEFICIÊNCIAS

De acordo como o DECRETO N° 3.298 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999, é considerada pessoa com deficiência a que se enquadra nas seguintes categorias:

DEFICIÊNCIA FÍSICA – Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA – Perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de graus e níveis na seguinte forma: surdez leve; surdez moderada; surdez acentuada; surdez severa; surdez profunda e anacusia.

DEFICIÊNCIA VISUAL – cegos: têm somente a percepção da luz ou que não têm nenhuma visão; visão parcial: têm limitações da visão à distância, mas são capazes de ver objetos e materiais quando estão próximos; visão reduzida: podem ter seu problema corrigido por cirurgias ou pela utilização de lentes.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – Funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.

DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA – Associação de duas ou mais deficiências.

MAIS INFORMAÇÕES:

SECRETARIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – SEMDPDEF

http://semdpdef.blogspot.com.br/ ou  [email protected]

Os comentários estão encerrados.