Brasileiro trabalha 5 meses para pagar tributo

Direito do Trabalhador: férias não pagas são devidas em dobro
Comissões temáticas da Câmara se reúnem de 3ª a 5ª feira

muito dinheiroNeste ano, o brasileiro terá de trabalhar até 31 de maio apenas para pagar os tributos cobrados pelos governos federal, estadual e municipal –um dia a mais do que em 2012 e em 2013, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).

A tributação sobre salários, consumo, patrimônio e taxas fazem o contribuinte comprometer 41,3% de seu rendimento bruto para pagá-la. Em dez anos, essa fatia cresceu 3,5 pontos percentuais.

O presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, destacou que, em dezenas de países onde a carga tributária é maior do que no Brasil, os cidadãos destinam menos dias de trabalho para o recolhimento de tributos.

Ele citou como exemplos a Hungria, onde são necessários 142 dias para o pagamento de impostos; a Alemanha, com 138 dias; e a Bélgica, onde a média é de 102 dias.

Segundo Olenike, a quantidade de dias trabalhados no Brasil se aproxima da da Noruega (154 dias), país no qual os cidadãos têm “qualidade de vida superior”.

“Se incluirmos os gastos em saúde, educação e outros serviços particulares, o brasileiro destinará uma parcela ainda maior de seus rendimentos para compensar a ineficiência do governo.”

Fonte: IBPT