Bancos continuaram a fechar postos de trabalho no primeiro semestre de 2014

Distribuição da renda sofre efeitos da política econômica
Veja as doenças que mais dão afastamento no INSS

bancosNo 1º semestre de 2014, os bancos privados nacionais e estrangeiros deram continuidade ao fechamento de postos de trabalho. Entre os bancos públicos, o Banco do Brasil também seguiu essa tendência e a Caixa Econômica Federal foi a única instituição, entre as seis maiores, que manteve a geração de emprego. Os dados estão no estudo Desempenho dos Bancos, edição 6, produzido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) – Rede Bancários.

Os dois grandes bancos privados nacionais, Bradesco e Itaú, apresentaram lucros recordes e rentabilidade elevada, embora tenham tido pouca expansão ou manutenção das operações de crédito. Os bancos públicos reduziram o ritmo de expansão das carteiras de crédito e obtiveram crescimento mais tímido dos lucros.

No caso dos dois bancos privados estrangeiros, o Santander apresentou queda no lucro e o HSBC teve prejuízo.