Previsão de Aumento Salarial 2012

Campeonato Futsal 2012 Imagens
Tabela dos Jogos: Futsal 2012!

92% dos empresários brasileiros planejam aumentar o salário dos funcionários em 2012

Do UOL, em São Paulo

Um levantamento realizado pela consultoria Grant Thornton aponta que 92% dos empresários brasileiros pretendem aumentar o salário dos funcionários em 2012. A média global é de 66%.

De acordo com o estudo IBR (International Business Report da Grant Thornton), essa porcentagem representa um crescimento de 18% em relação aos dados da mesma pesquisa obtidos no terceiro trimestre.

Entre os países que mais pretendem elevar a remuneração de seus funcionários estão: Argentina (100%), México (98%), Suécia (95%), Bélgica (90%), Canadá (88%), Índia (87%) e Austrália (85%). Por outro lado, entre os que países mais pessimistas estão a Grécia (4%) e o Japão (24%).

Dos empresários brasileiros que desejam aumentar os salários de seus colaboradores, 40% pretendem ajustar esse valor acima da inflação, 10 pontos a mais do que no último trimestre. Em relação ao levantamento global do estudo, países como a Tailândia (78%) e o Peru (52%) são os que mais esperam aumentar os salários acima da inflação.

Em relação aos dados regionais obtidos pela pesquisa, a América Latina e os países Nórdicos apresentam o maior volume de empresários que devem aumentar os salários nos próximos 12 meses, com 93% e 86%, respectivamente. Em seguida aparece a América do Norte (77%) e o G7 (61%).

No consolidado de 2011, 84% dos empresários brasileiros esperam elevar a remuneração, 14% a mais que o registrado em 2010. Com esse resultado, o país ocupou a 10ª posição no ranking global, e o último lugar em relação aos países latino-americanos. Segundo os dados obtidos, a expectativa é positiva na maioria das economias pesquisadas, lideradas por Argentina (95%), Suécia (93%) e África do Sul (92%). No fim do ranking aparecem Grécia (11%), Irlanda (17%) e Itália (22%).

A pesquisa engloba mais de 11.500 mil empresas privadas em 40 países.

Os comentários estão encerrados.