Argentina proíbe demissões por 60 dias por crise do coronavírus

Bolsonaro diz que auxílio de R$ 600 começará a ser pago na próxima semana
Tenho carteira assinada: como o ‘Programa Emergencial’ do governo pode me afetar?

Decisão se deu depois que a Techint anunciou a demissão de 1.450 funcionários

O presidente argentino, Alberto Fernández, decidiu nesta quarta-feira, por meio de um decreto, proibir demissões “sem justa causa ou por conta de diminuição de trabalho e força maior” pelos próximos 60 dias.
A medida visa impedir que empresas demitam pelo fato de trabalhadores estarem realizando a quarentena obrigatória no país.

ap20091624956895
Argentinos usam máscara contra o coronavírus em Buenos Aires, na Argentina — Foto: AP Photo/Victor R. Caivano

A decisão surgiu depois que uma das principais empresas do país, a Techint, decidisse demitir, sem justa causa, 1.450 funcionários. Depois de um longo enfrentamento com a empresa, Fernández convenceu os diretores da Techint a readmiti-los.

O decreto também liberou a transferência de 30 bilhões de pesos argentinos ao Fundo de Garantia local, que podem ser retirados pelas empresas “com o objetivo de facilitar empréstimos a empresas micro, pequenas e médias empresas e evitar demissões”.

Os empresários começaram a reclamar com o governo desde a ampliação da quarentena obrigatória, decretada no último domingo, até o próximo dia 12 de abril. Buzinaços e panelaços promovidos pelos empresários contra as medidas começaram a ocorrer, à noite, em Buenos Aires.

Fonte: https://valor.globo.com/