3 de junho – dia dos profissionais de Departamento de Pessoal

SindiQuímica-NI está com inscrições abertas para Curso de Empilhador
Senado começa a votar reforma do Código de Defesa do Consumidor

fundo_departamento_pessoalUm País chamado Departamento Pessoal

Nele mora um povo especial: legisladores, educadores, técnicos, gente que cuida do pessoal.

Gente que recruta, seleciona e contrata, também  paga, desconta e aposenta. Povo que cuida da saúde, do alimento, providencia o transporte, cuida de quem bebe, de quem fuma, de          quem tem problemas e pendências. Povo que treina, desenvolve e recicla, que briga pelo salário e pelo beneficio, conversa com sindicato e com a direção. Fiel da balança entre o Capital e o Trabalho. Cuida de um, pensando no outro.

Gente que apesar de tanta função, prática e burocrática, sonha e procura conectar a alma das pessoas, reinventar a motivação, resgatar o brilho no olhar, gente que acredita no ser humano e garimpam talentos. Seu grande desafio é fazer o concreto e sonhar com o abstrato, receber na chegada e desligar na saída, satisfazer o empregado e o patrão, um olho na missa e outro no padre, tempo para educar e tempo para ajudar a corrigir comportamentos. Plural e Singular.

A sina do RH e atuar na contradição, ser empregado esquecendo que é, ser patrão lembrando que não é. Chamam este País e seu povo de Recursos Humanos, alguns dizem que chamar o homem de recurso não pega bem, inventaram Departamento de Gente, Setor de Pessoas, Gestão de Pessoas, nomenclaturas onde o que conta são as posturas, enfim departamento de Pessoal.

Polêmicas e contradições à parte, eu sei que para ser um Analista de Departamento de Pessoal é preciso vocação, trabalhar como missão, exercer o ofício com sensibilidade e razão. Ter nervos de aço, ser régua e ser compasso.

Autor desconhecido.

Os comentários estão encerrados.