Palavra do presidente: Sandoval Marques destaca atuação do movimento sindical em defesa dos trabalhadores e as ações desenvolvidas pela entidade

A missão de qualquer sindicato é defender os direitos e interesses coletivos ou individuais de uma categoria, inclusive, em questões judiciais ou administrativas. Se hoje o trabalhador tem seus direitos assegurados, ele deve ao movimento sindical que é tão importante para todas as classes profissionais e manutenção da democracia.

O governo atual desenvolve ações para enfraquecer as entidades que atuam em defesa dos trabalhadores. Exemplo disso é a Reforma Trabalhista (Lei 13.467) que já está em vigor e retira muitos direitos adquiridos pela classe trabalhadora.

Com a nova legislação, a negociação salarial poderá ser feita diretamente entre patrão e empregado, ou seja, as empresas vão poder impor as regras, e caberá ao trabalhador acatar ou ser demitido.

O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu (SindiQuímica-NI) está alertando a para que ninguém faça acordo sem a presença dele, pois a negociação individual fragiliza o (a) funcionário (a). A entidade oferece, inclusive, atendimento Jurídico para todos os associados.

A fim de intensificar esta ação de conscientizar a categoria, a equipe do SindiQuímica-NI irá realizar assembleias nas empresas. Além de orientar os funcionários das empresas sobre os principais pontos da Reforma Trabalhista, a diretoria do sindicato vai colocar em votação à contribuição sindical, que deixou de ser obrigatória em decorrência da Reforma Trabalhista.

O fato é que a contribuição sindical é mínima, mas de grande valor para as instituições que dependem dela para manter a estrutura do trabalho desenvolvido em prol dos trabalhadores.

Mais do que nunca é fundamental que os trabalhadores participem das assembleias. Para os sindicatos, os Acordos Coletivos, que já eram difíceis, ficarão ainda mais complicados. Neste momento, os sindicatos precisam ampliar o número de filiados.

A quantidade de associados demonstra a força da categoria, especialmente, na hora de definir as negociações salariais, já que a Convenção passou a ditar as regras entre os patrões e empregados.

Ser sindicalizado garante uma maior proteção para o trabalhador, além de vários benefícios. Entre eles estão: cursos de capacitação atendimento odontológico e jurídico, descontos conquistados através de parcerias e convênios.

Se você ainda não é filiado, não perca tempo. Procure nosso sindicato e participe.

Sandoval Marques

Presidente do SindiQuímica-NI

Além disso, verifique

Presidente Sandoval Marques visita funcionários da Inquisa